Plantar Tabaco

Plantar Tabaco

Plantar Tabaco

A planta do tabaco é originária da América do norte tendo-se espalhado por toda a América e Caraíbas. No século XVI foi introduzida na Europa por intermédio de Jean Nicot, um diplomata Francês destacado em Portugal. Durante a Guerra civil Americana as sementes de tabaco eram usadas como moeda de troca sendo mais valiosas que o peso do ouro.



Legislação em vigor do Tabaco na data de edição do artigo (Outubro 2012)

Em Portugal é permitido plantar, secar e curtir tabaco desde que este seja apenas para uso próprio sendo também proibidas ofertas. A venda de produtos de tabaco está sujeita a taxas sendo por isso proibida ao modesto agricultor que tem umas plantitas em casa. A lei entende como produtos de tabaco todo o tabaco que foi processado e está pronto a ser consumido ficando por isso excluídas as sementes e plantas vivas. Poderá parecer um daqueles casos de lacuna na lei no entanto faz algum sentido já que o tabaco mesmo acabado de secar é impossível de ser consumido.

Plantar Tabaco em Portugal

Existe uma convicção geral que o tabaco é uma planta muito exótica e portanto não se adapta bem ao clima em Portugal. No entanto o tabaco comercial do tipo Virgínia é uma das plantas mais resistentes que existem, quase tão resistente como uma couve galega. Na verdade, qualquer sítio onde dê para plantar couves é um bom sítio para plantar tabaco. Desenvolve-se especialmente bem durante o tempo quente e suporta bem o inverno Português.

Tipos de Tabaco

Deve seleccionar com cuidado a espécie de tabaco que vai plantar mediante a finalidade desejada. Os tabacos Virgínia são pouco aromáticos e mais aconselhados para cigarros. Os tabacos de tipo Burley são mais aromatizados e por isso recomendados para charutos, cigarrilhas e cachimbo. Este artigo está mais focado na minha experiência a preparar tabaco para cigarros. As marcas de cigarros mais comuns usam uma mistura variável de cerca de 90% de Virgínia e 10% de Burley. Poderá no entanto produzir um bom tabaco para cigarros só com Virgínia alterando a forma de curar a planta.

Semear Tabaco

Pode encontrar sementes facilmente na internet, recomendo:


Sementes de tabaco
Sementes de Tabaco
As sementes de tabaco são fáceis de encontrar na internet, existem várias lojas que enviam para Portugal ou poderá procurar mesmo em sites de classificados. Nunca encontrei sementes de tabaco em hortos ou lojas de sementes. Pode ser que exista, quem desejar que faça publicidade nos comentários abaixo, neste caso será bem vinda.
Deverá iniciar a sementeira entre Dezembro e Março, quanto mais cedo melhor pois existe o perigo se plantar tarde de mais de não conseguir secar correctamente durante o tempo quente.

Normalmente entre 35 a 45 sementes são suficientes para uma pessoa durante um ano tendo em conta que nem todas as sementes irão germinar.
Prepare um tabuleiro furado em baixo (uso normalmente as caixas plásticas de morangos) com terra para sementeira  e espalhe muito cuidadosamente as sementes cobrindo com uma camada muito pequena de terra fina (cerca de 1mm ou 2mm). Coloque o tabuleiro dentro de um recipiente e regue por baixo.

Sementes de Tabaco a rebentar
Sementes de Tabaco a rebentar.
Assim que as plantas comecem a brotar, demoram normalmente 2 a 4 semanas, mude-as para um vaso individual. Uso normalmente copos de plástico branco furados em baixo.
Poderá manter as plantas nos vasos o tempo necessário até o clima começar a aquecer.

Plantar Tabaco

Normalmente em Abril já poderá começar a mudar as plantas para o campo. Coloque em fileiras separando 1m entre cada planta. Deve regar com um regador enquanto as plantas estão pequenas com cuidado para não cobrir a planta com terra e para não partir as folhas. Deve manter a terra ligeiramente húmida e livre de ervas daninhas.

Tratar Tabaco

As plantas de tabaco não requerem grandes cuidados e resistem bem às pragas. Enquanto são pequenas poderão ser atacadas por caracóis, gafanhotos ou lagartas mas mesmo com algumas roedelas conseguem vingar sem qualquer tratamento. Se por acaso alguma planta quebrar o caule parcialmente basta estacar e voltará à forma passados alguns dias. Não se preocupe em colher folhas com roedelas, mais tarde irão ser trituradas por isso...

Colher Tabaco

A mesma planta produz tabaco de melhor e menor qualidade. As folhas mais próximas do chão, as primeiras a ser colhidas são de qualidade inferior sendo as do topo as de melhor qualidade.
A colheita do tabaco é feita de forma faseada já que as folhas vão amadurecendo desigualmente. Deve começar pelas folhas de baixo assim que a ponta da folha comece a apresentar uma borda amarelada. Se colher sedo demais irá ter problemas na secagem e na cura produzindo um tabaco muito áspero.
À medida que as folhas vão amadurecendo devem ser colhidas e penduradas a secar.
Para colher basta agarrar a folha pela base e puxar para baixo. As folhas partem com facilidade no entanto pode acontecer arrancar alguns pedaços do caule, se isso acontecer não se preocupe pois não danifica a planta como já disse em cima são muito resistentes.
Se não tiver grande paciência para colher a pendurar aos bocadinhos poderá esperar que uma boa parte das folhas amadureçam e cortar a planta toda pendurando inteira.

Secar Tabaco

Tabaco a secar
Tabaco pendurado a secar.
Para evitar que as folhas de tabaco mantenham uma cor esverdeada mesmo depois de secas deve colocar dois dias expostas ao sol directo antes de colocar no local de secagem.
Lave as folhas para retirar terra ou detritos e atravesse cada uma com um fio resistente (uso normalmente fio de cobre eléctrico mas qualquer fio com agulha também serve) que depois deverá ser pendurado no local de secagem. Tenha cuidado para não colocar as folhas muito juntas para evitar que ganhe bolor. Não recomendo juntar várias folhas em ramos pois a secagem não ocorre homogeneamente e podem aparecer bolores na base das folhas.
Poderá também pendurar a planta inteira, neste caso o processo de secagem demora mais algum tempo.

O local de secagem vai influenciar muito o produto final. Caso coloque num local à sombra a secagem irá ser mais rápida e irá obter uma planta com menos nicotina e não muito aromatizada. Normalmente seco as 4 primeiras folhas colhidas de cada planta à sombra. A secagem poderá também ser feita num local escuro, quente e bem ventilado (um sotão por exemplo). A secagem desta forma obtém um produto mais aromático e com mais nicotina. Normalmente seco desta forma as últimas folhas a ser colhidas.

Durante o processo de secagem é fundamental controlar a velocidade de secagem. Não queremos folhas extremamente secas ou quebradiças. Deve controlar a secagem molhando se necessário com água ou mudando as folhas de local. Um processo de secagem normal demora cerca de 3 a 4 semanas. A base das folhas mais grossas poderá não estar totalmente seco no final do processo, retire com ajuda de uma tesoura ou x-acto mesmo que isso divida a folha ao meio.

No final deve obter uma folha maleável de cor variável entre o castanho escuro e o dourado. Note que nesta fase o tabaco ainda está longe de ser consumido podendo mesmo ser tóxico devido ao alto teor de amoníaco.

Curar Tabaco

Curar Tabaco
Tabaco virgínia após a cura.
A cura do tabaco é o passo mais importante, é nesta fase que vai conferir carácter e aroma ao seu tabaco. A cura do tabaco consiste em proporcionar um clima favorável à fermentação dos açucares contidos na folha libertando amoníaco e alcatrão esta fermentação ocorre devido a enzimas contidas naturalmente na folha, . Existem duas formas de curar o tabaco: A forma mais rápida consiste em construir uma pequena estufa com temperatura e humidade controlada obtendo um produto pronto a ser consumido ao final de 3 semanas.  A segunda forma demora mais algum tempo e consiste em armazenar numa caixa de cartão num ambiente ameno. Desta forma poderá obter um produto aceitável ao final de 3-4 meses.

A forma rápida: Construa uma estufa ou use algum armário antigo ou frigorífico velho que não use. A estufa deve ser hermética para evitar perda de humidade e ar quente. Deve usar uma fonte de calor, uma lâmpada incandescente ou um termo-ventilador ligado a uma tomada com temporizador e uma fonte de humidade, um vaporizador ou uma chaleira eléctrica ligada a uma tomada com temporizador. Deverá afinar o sistema de modo a manter uma temperatura de 30ºC-40ºC com 80%-90% de humidade durante os primeiros 4 dias. Baixando depois gradualmente até atingir 25ºC-30ºC e 30%-40% durante a última semana. O sistema deverá ficar ligado durante 4 semanas no mínimo.

A forma Lenta: Coloque o tabaco numa caixa de cartão dentro de casa e guarde durante 6 meses abrindo a caixa esporadicamente e sacudindo o tabaco para libertar a amónia e o alcatrão.

A forma Mista: (A que eu uso e recomendo) Coloque o tabaco dentro de uma caixa de cartão com um peso em cima das folhas de tabaco (eu uso uma lista telefónica . Mantenha a caixa junto a uma fonte de calor, qualquer electrodoméstico serve, eu uso uma televisão ou atrás da caixa de um computador. De dois em dois dias revolva as folhas de tabaco e pulverize com água usando um borrifador caso estejam a ficar demasiado secas. Após 4 semanas mude a caixa para um local seco e protegido da luz e deixe repousar durante mais dois meses borrifando com água esporadicamente caso as folhas fiquem demasiado secas.

Preparar Tabaco

Após o processo de cura estar terminado poderá começar a consumir o tabaco. No entanto mesmo depois da cura a qualidade ainda não é muito boa apesar de já poder ser consumido. O ideal é deixar passar mais tempo, tendo em mente que quanto mais tempo passar melhor fica o tabaco. Poderá misturar uma pequena parte do seu tabaco com o tabaco comprado e ao longo do tempo ir aumentando progressivamente a quantidade do seu tabaco.
Caso as folhas estejam demasiado secas e quebradiças borrife com um pouco de água e aguarde algumas horas. Em pouco tempo ficarão de novo maleaveis e fáceis de trabalhar.
Mediante a utilização que desejar poderá cortar em tiras finas com uma tesoura, x-acto ou guilhotina  Eu uso um aparelho de cortar couves para o caldo verde. Poderá também deixar secar as folhas mais um pouco e colocar numa picadora obtendo pequenos flocos iguais aos dos cigarros comerciais e mais fáceis de usar nos cigarros em tubo.
Após o processo de cura estar completo poderá também aromatizar o tabaco usando essências de baunilha ou fruta normalmente usadas em culinária  pode usar brandy, vinho do Porto, pode também misturar com outras ervas secas menta, salva, etc. Pode dividir o tabaco em pequenas quantidades e aromatizar cada uma de forma diferente.

Armazenar Tabaco

Após o processo de cura deve manter as folhas inteiras e só cortar conforme necessário. Guarde numa caixa de cartão dentro de um armário num local sem humidade e protegido da luz solar. O cartão permite que as folhas respirem no entanto retira alguma da humidade. Ocasionalmente borrife com um pouco de água. O tabaco é altamente higroscópico por isso irá absorver toda a água e odores que se encontrem em contacto com ele. Evite guardar junto a fontes de cheiros desagradáveis como detergentes ou sapatos mal cheirosos.
Caso já esteja satisfeito com o produto final e ache que não precisa de envelhecer mais, corte as folhas de tabaco e guarde em frascos de vidro num local ameno e longe da luz directa. Desta forma consegue preservar o tabaco inalterado durante muitos anos.
Lembre-se quanto mais tempo tiver o tabaco melhor fica.

Recolher Sementes

Sementes secas de Tabaco
Cápsulas de Tabaco parcialmente secas
Assim que as plantas chegarem à maturidade deverá escolher as mais saudáveis para a semente do próximo ano. Deixe as flores destas desenvolver e corte todas as outras de modo a aumentar o tamanho das folhas. Antes de cortar as flores, deve deixar que estas desenvolvam um pouco senão elas tornam a rebentar. Nas plantas seleccionadas envolva as flores com um saquinho feito com tecido perfurado (tule ou gaze) para evitar que os insectos polinizem as sementes já que a polinização cruzada ocorre muito frequentemente nas plantas do tabaco.
Duas plantas são suficientes para produzir milhares de sementes. Assim que a flor cair, o receptáculo irá começar a adquirir uma tonalidade acastanhada. Nesta fase não deve apanhar água nem estar sujeita a chuva durante muitos dias pois podem apodrecer, sendo por isso preferível cortar logo e deixar secar.
Para secar basta colocar ao sol em local abrigado, num parapeito de uma janela por exemplo. Quando estiver seca quebre a cápsula com cuidado e peneire com uma rede fina para separar os detritos das sementes. Guarde num recipiente selado num local seco e escuro. As sementes aguentam bem 2 a 3 anos podendo durar mais tempo reduzindo no entanto a taxa de germinação.

47 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostei muito do artigo, mas deixou-me aqui com algumas dúvidas. So mesmo em Abril é que as plantas crescem? De Dezembro a Março é apenas o processo de germinação?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Exactamente, durante o inverno o tabaco entra quase em estado de coma e desenvolve muito pouco. Este ano deixei 3 plantas por cortar e entre Outubro e Novembro elas não cresceram nada. Não morreram, mas estão com um aspecto mirradito. Estou a contar que com os primeiros dias de calor voltem a entrar em forma.

      Existe outra vantagem em programar o crescimento da planta da forma que descreve o artigo: Se semear cedo e plantar cedo pode aproveitar o final do verão quando ainda há calor para secar as plantas. O primeiro ano plantei muito tarde (semeei em Março, plantei em Junho colhi em Setembro) depois tive imensa dificuldade em secar. Muitas plantas chegaram mesmo a ganhar bolor e tive as deitar fora.

      Espero ter ajudado
      Abraços

      Eliminar
    2. Boas, queria agora iniciar o cultivo de tabaco, para consumo e venda a tabaqueira.. alguem sabe como e possivel a venda para tabaqueira? abraço

      Eliminar
  2. Isso também me aconteceu, deixei ao ar livre a secar em meados de Setembro e perdi uns 400g de tabaco para o bolor, então a colheita seguinte deixei a secar na garagem, que penso que seje a melhor opção para quem colhe tarde.

    E quanto a polinização, a planta faz esse processo sozinha? Eu também tapei as flores, mas 2x por semana passava uma cotonete nas flores da mesma espécie para as polonizar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      De facto no primeiro ano tive que arranjar um espaço com pouca humidade para por a secar. Depois comecei a plantar mais cedo e consigo secar bem em qualquer lado pois em Agosto há calor em abundância e pouca humidade no ar.

      Relativamente à polinização, não é necessário passar o cotonete. As flores de quase todas as plantas arranjaram uma forma engenhosa de se reproduzirem mesmo sem insectos. Elas autopolinizam-se já que na mesma flor existem partes masculinas e femininas. Ou seja o polem presente nos estames cai e é apanhado pelo receptáculo formado pelas pétalas.

      É bom saber da sua experiência com o tabaco. Após secar costuma usar alguma forma de curar ou deixa passar meio ano antes de consumir?

      Eliminar
    2. Ao reler a resposta reparei que expliquei mal. O polem dos estames é apanhado pelo estilete que se encontra no meio dos estames um pouco mais baixo e não pelas petalas.

      Eliminar
  3. Pois, eu tive um pouco de dificuldade em encontrar essa informação e então joguei pelo seguro e fiz eu a polinização.

    Eu construi uma caixa de esferovite forrada com "fofo" para reter o calor, e depois colocava o tabaco em sacos e deixava lá até as folhas perderem o mau cheiro. Depois disso coloco as folhas em sacos de papel pardo dentro de uma caixa de cartão para ganhar mais sabor.

    Já agora deixo o melhor anúncio (o meu) onde podem comprar as sementes de tabaco: http://ovar.olx.pt/sementes-de-tabaco-iid-433434009

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo link. Vou adicionar ao artigo.

      Este ano se calhar vou optar por construir a estufa a ver se consigo acelerar o processo de cura.

      Abraços

      Eliminar
    2. ola boa tarde meu nome é diogo
      sou produtor de horticulas e gostava de experimentar as plantaçoes de tabaco.
      tenho uma area coberta de estufa de 5mil metros quadrados e 1 hectar ao ar livre.
      gostava de ter mais informaçoes sobre as plantaçoes
      se é rentavel quais os cuidados e o escomamento?
      se poder me ajuar agradeço.
      diogo moreira
      deixo o meu mail: hortifafe@gmail.com

      Eliminar
  4. Boa noite! Parabéns pelo site, está muito bem construído...

    Queria era saber se me consegue esclarecer uma dúvida, é que o meu tabaco quase que não queima, ou seja, apaga-se facilmente (e não é por estar molhado)... Isto também acontece com o senhor? Ou tem de adicionar algum produto natural para que o cigarro continue a queimar?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário acerca do site.

      Relativamente à sua resposta, o tabaco sem aditivos apaga-se facilmente. Os cigarros comprados em maços ou o tabaco de enrolar comprado é tratado com nitrato de potássio para impedir que apague. O nitrato de potassio é usado no fabrico de pólvora e de fogo de artificio. É este componente que acrescenta um cheiro mau ao cigarro depois de fumado e é um conhecido carcinogeneo.
      Actualmente este tratamento está a ser removido em alguns países de modo a diminuir o perigo de incêndios causado por cigarros acesos.

      Acontece o mesmo com o meu tabaco no inicio achava estranho e cheguei a mudar a marca de mortalhas. Agora já estou habituado. Não conheço nenhum substituto natural do nitrato de potássio, no entanto sei que existem algumas ervas que contem óleos essenciais que poderão ajudar a manter o cigarro aceso e ao mesmo tempo aromatizar o tabaco. Conheci um senhor que para deixar de fumar começou a fazer cigarros com ervas aromáticas secas... e funcionou. Cheguei a experimentar um e era bastante agradável. Das ervas que me lembro: citronela(erva príncipe), salva e menta. Não apagavam, ardiam até muito rapidamente.

      Eliminar
  5. Mas o potássio é usado como fertilizante, certo? Ou nas próprias folhas, já curadas?

    Por acaso nunca experimentei junta-lo com tais ervas, mas também ouvi dizer que se pode fazer com Cravo-da-índia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, os nitratos são usados como fertilizantes mas neste caso é adicionado directamente às folhas durante o processo de cura. Não recomendo que o use no seu tabaco já que desconheço completamente a concentração a aplicar e a sua toxicidade.

      Nunca ouvi falar do cravo da Índia mas obrigado pela dica.

      Eliminar
  6. Nem que recomendasse, mas eu planto o meu tabaco para poupar e evitar todos esses químicos. Prefiro acender o cigarro várias vezes do que meter cá para dentro coisas dessas.

    Pelos vistos 50% da produção do cravo da índia é destinada a produção de tabaco, onde a maior consumidora é a Indonésia.

    Bem, muito obrigado pela ajuda. Se colocar alguma coisa no tabaco, só como fertilizante mesmo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!

    Achei o artigo com excelente informação, bastante completo.

    Informo que tenho para venda tudo o que necessita para o cultivo de tabaco: Sementes e plantas de 13 variedades diferentes e máquinas de cortar tabaco (fica semelhante ao tabaco de enrolar)

    Para mais informações / encomendas contactar para tabacoseeds@hotmail.com

    Muito Obrigado e Boas colheitas! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Estou interessado em sementes de tabaco. Por favor mande informações e condições.
      Obrigado

      Eliminar
  8. Qual é o peso depois de seco que cada planta pode produzir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Alberto,
      Gostava de conseguir responder mas como vou colhendo conforme as folhas estão maduras nunca tive a curiosidade de pesar. Mas é uma pergunta pertinente pois cada onça (saqueta) tem 25g ou 15g quantas plantas serão precisas para um ano?
      Consigo responder por alto que uma folha seca pesa cerca de 28g e cada planta gera 6 a 10 folhas. Por isso assim por alto cerca de 250g por planta.

      Eliminar
  9. Bom dia!
    Achei o artigo com excelente informação, bastante completo.
    Eu sou cultivador de tabaco Golden Virginia, sou de Guimarães, não uso aditivos nem pesticidas e a rega é feita com água do poço, todos os meus produtos são biológicos, gosto de ter, gosto de fumar e faço os meus próprios cigarros, até hoje nenhum se apagou como diz o amigo To Zé, pelo que recomendo que este reveja a sua técnica de secagem, cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Boas

      Pode dar algumas dicas de como seca o Tabaco?

      Cumps

      Eliminar
    3. Bom dia a todos, geralmente utilizo o processo do danny boy, secagem folha por folha ou em caixos de 8, pendurado ou encaixado num arame de inox, uso uma caseta escura com aquecimento e passagem de ar natural, não uso sistemas artificiais, quanto a lavar as plantas discordo, pois esta vai absorver ainda mais água, além de que a água não lava nem tira tudo, eu não o faço, depois de seco, cortado e seco com o tempo devido em caixas de cartão, para finalizar, meto-o numa peneira e peneiro para sair a terra seca e o pó do tabaco, experimentem e verão no final o resultado, terão um tabaco mais limpo e puro e o mês ideal para as sementeiras é em fevereiro numa pequena estufa, caseta ou garagem, visto este demorar um mês ou mais a germinar conforme condições climatéricas e o local, embora exista outro processo de secar a folha de tabaco muito mais rapidamente (5 dias) sem esta perder as características e ao mesmo tempo adicionar aromas como baunilha, chocolate e morango, mas não o posso divulgar, não tenho autorização de quem mo ensinou para o fazer, talvez um dia destes, por agora é tudo, cumprimentos

      Eliminar
  10. boa noite, achei mito interessante o cultivo do fumo, tenho clientes que trabalham com a produção no sul de minas e no paraná, estou em busca de novos clientes, forneço alguns produtos foliares.
    tem um rendimento medio de 20 a 30% no tamanho das folhas, espessura, e no final o resultado é muito compensador, vc gasta pouco e rende muito.
    se tiver alguem interessado em conhecer e adquirir os produtos, favor enviar e-mail.
    agro.org.pec@gmail.com----a/c marcos rocha

    ResponderEliminar
  11. Boas tardes

    Vou começar a minha plantação! obrigados pelas dicas

    ResponderEliminar
  12. Segundo a legislação portuguesa, quantas plantas posso plantar para uso pessoal?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe limite para o numero de plantas. Cultivar tabaco é tão legal como plantar tomates.
      O tabaco é exactamente como uma videira só depois de processado é que é controlado.

      Eliminar
  13. Boa tarde peço desculpa mas comprei tabaco e vem com bolor, ja o pus em cxs de cartão para secar, mas gostaria de saber se da para fuma-lo na mesma ou posso ter problemas?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Assim que secar pode fumar mas tenha o cuidado de remover as partes com mais bolor para não dar mau sabor.

      Eliminar
  14. Boa noite,
    Antes de mais parabéns pelo site, está espectacular.

    Vou começar este ano 2014 pela primeira vez a plantar tabaco virginia gold.

    1- Pergunta: As plantas tem neste momento 4 de Maio cerca de 1cm de altura, são pequeninas. Acha que já poderei colocar na terra ?

    2- Perguntas: Elas já podem apanhar sol ?

    3- Pergunta: Acha que lá para Agosto já posso começar a cortar as primeiras folhas ?

    Obrigado,
    Victor Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Victor,

      1- Com 1cm a raiz ainda é muito pequena e ao apanhar sol no campo irá secar a camada superficial do solo e a raiz também. Para alem disso será muito difícil de regar. Uma gota maior irá tombar a planta ou enterra-la.

      2- Podem e devem mas do lado de dentro de uma janela. Tenha cuidado para manter a terra sempre ligeiramente húmida e se possível regar por baixo.

      3- Sim, se a terra for boa e se forem regadas com frequência em Julho-Agosto já terá folhas para colher. Depois de metidas no campo crescem muito rápido.

      Boa Sorte!

      Eliminar
    2. boas gostaria de comecar a plantar tabaco queria algumas dicas,e tambem as respectivas sementes para o fazer gostaria que alguem me ajudasse..

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Estamos a 25 de Outubro e vou hoje mesmo fazer a minha 1ª sementeira de tabaco Virgínia, seguindo à risca as informações e dicas aqui contidas.
    Mais tarde darei conta da evolução de todo o processo.
    Votos de boas culturas para todos :)

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. boa tarde eu tenho uma pergunta a fazer eu estou a semear umas sementes de tabaco goldan virginia em algodão e agora esta aparser umas coisas brancas eu nao sei se e blor se e a planta a germinar.

    ResponderEliminar
  19. o meu objectivo é poupar dinheiro pois o tabaco na loja é muito caro. acerca de produçao caseira algumas duvidas:

    1- a secagem é demorada e complicada....porque a necessidade de por em caixas de cartão etc...e nao se seca a folha directamente ao sol ?

    2 - depois de retiradas as folhas a planta morre ou continua a dar folhas nos anos seguintes normalmente sem necessidade de qualquer acçao especial?

    ResponderEliminar
  20. Bom dia. Podem me ajudar e esclarecer o porquê das folhas de tabaco saberem mal?
    O que posso fazer para não terem esse sabor?

    ResponderEliminar
  21. Boa noite e se o tabaco for muito forte depois de tar picado como posso polo mais fraco

    ResponderEliminar
  22. Olá, tudo bem? Meu pai cultiva tabaco e na secagem dele no galpão ele está com um mofo branco no talo das folhas. Isso tem como reverter ou ele vai perder a produção? Por favor, me ajude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola erica , eu tambem tive esse problema e consegui resolver...965837190

      Eliminar
  23. Super esclarecedor. Sou fumadora de folha de tabaco à algum tempo mas deixei depois de ouvir uns comentários que afirmavam não ser assim tão natural que usariam pesticidas etc etc, ao ler este artigo e as respostas fiquei elucidada e claro que vou voltar ao "cigarro natureza" invés do "cigarro 80 substâncias nocivas"

    ResponderEliminar
  24. por favor alguem pode me indicar como posso comprar tabaco organico, ficaria muito agradecido

    ResponderEliminar
  25. Boa noite, eu tenciono cultivar tabaco no meu quintal (apenas para uso pessoal) e encomendei sementes de tabaco através de um site europeu.
    Será que esta encomenda poderá parar na alfândega?

    ResponderEliminar
  26. O que acontece se eu não fizer o processo de cura e fumar as folhas depois de secas?

    ResponderEliminar
  27. Gostei de todos os comentários. Também estou a cultivar tabaco Virgínia. Já tenho plantas com 1 metro de altura. Foram semeadas em março.
    Gostava de ter mais qualidades de sementes. Alguém que tenha eu agradeço contato para o meu e-mail joseruimatos@sapo.pt
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Olá, eu gostaria de começar uma plantação para consumo próprio , aonde posso arranjar sementes verginia ,

    ResponderEliminar