O feijão é uma leguminosa com origem no antigo Egipto frequente encontrado dentro dos túmulos dos faraós. O feijão pertence à mesma família que as ervilhas e as favas no entanto são semeados em alturas diferentes e requerem cuidados diferentes.
Em inglês: Beans
Valas de feijão |
Semear Feijão
O feijão pode ser semeado entre Março e Junho para aproveitar os meses de calor e evitar que a colheita ocorra durante os meses frios. O feijão prefere tempo quente e seco na primeira fase de germinação. A sabedoria popular diz "Deita-me ao pó e de mim não tenhas dó" e de facto não se deve regar o feijão até ter germinado para evitar que apodreça.Semeia-se em regos com um palmo mal medido de distancia entre cada feijão a cerca de dois dedos de profundidade.
Estacar o Feijão
Sistema convencional de estacar feijão |
Muitas vezes são semeados juntos com o milho que serve de estaca.
Cuidados com o Feijão
Rega: Deve evitar regar o feijão muito perto da planta de modo a evitar pragas. Faça um rego largo e junte alguma terra junto de cada pé.Pragas: Durante as primeiras fases do feijoeiro é frequente o ataque por pequenos afidios pretos (piolho) para tratar disso ensaboe um pouco de sabão macaco num balde pequeno de água até ficar com aspecto leitoso. Aplique a água na planta com um pulverizador ou com uma bisnaga do ajax. Caso não desapareçam após 3 dias volte a repetir a dose mas aumente um pouco o sabão. A água com sabão não faz mal à planta mas pelo sim pelo não não exagere na dose.
Vagens prontas a ser colhidas |
Colheita
O feijoeiro começa a produzir em 60 a 90 dias. Primeiro as vagens também conhecidas como feijão verde que podem ser comidas quando ainda estão tenras. Mais tarde conforme o feijão no interior da vagem se começa a desenvolver e depois de secar podemos colher os feijões.Conservar Feijão
O feijão seco pode ser conservado durante alguns anos num local seco e protegido da luz. O feijão verde pode ser congelado inteiro ou cortado e pronto a usar.
É um artigo interessante, adorei.
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarMuito bom amei simples e claro a objectividade faz não cometer erros
ResponderEliminarMuito obrigado, muito bom
ResponderEliminarAgora entendo porque já matei vários pés de feijão ... Água a mais 🙄💦💦
ResponderEliminarBom dia, só tomei conhecimento deste site recentemente. Após ficar na situação de reformada alguns meses atrás, iniciei o cultivo duma horta, sem qualquer experiência, é uma boa forma de ocuparmos o nosso tempo duma forma saudável e obter produtos mais saudáveis, daí as vossas dicas serem muito importantes para quem sabe pouco da matéria. Parabéns por partilharem os vossos conhecimentos.
ResponderEliminarObrigado! Gostei das fotos!
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarTodas estas informações são fontes de conhecimento que gosto e agradeço.
ResponderEliminarRecomendo muito interessante
ResponderEliminarGostei ! Simples e eficaz .
ResponderEliminarPerfeito, simples e objetivo.
ResponderEliminarPerfeito, simples e objetivo.
ResponderEliminarBoa informação. Completa no essencial
ResponderEliminarAdorei a informação. Só hoje vim a este site e quero continuar nele. Podem dar igual informação sobre todas as implantações que existem sobre todo o tipi de agricultura? Muito obrigada.
ResponderEliminarAdorei vim há procura de como semear feijão e achei as explicações simples e claras como é preciso para quem como eu se está iniciando na horta obrigado.
ResponderEliminarObrigada, adorei o blog.
ResponderEliminarObrigada, adorei o blog.
ResponderEliminarObrigado
ResponderEliminarObrigado pelo ensinamento
ResponderEliminarBoa tarde, adoro o seu blog, muito obrigado pelos ensinamentos, por favor podia me dizer com que frequência posso regar os meus feijões, é que as folhas estão a ficar um pouco amarelados, não sei se é muito ou pouca água. Obrigado
ResponderEliminar