Semear Feijão



O feijão é uma leguminosa com origem no antigo Egipto frequente encontrado dentro dos túmulos dos faraós. O feijão pertence à mesma família que as ervilhas e as favas no entanto são semeados em alturas diferentes e requerem cuidados diferentes.

Em inglês: Beans

Valas de feijão

Semear Feijão

O feijão pode ser semeado entre Março e Junho para aproveitar os meses de calor e evitar que a colheita ocorra durante os meses frios. O feijão prefere tempo quente e seco na primeira fase de germinação. A sabedoria popular diz "Deita-me ao pó e de mim não tenhas dó" e de facto não se deve regar o feijão até ter germinado para evitar que apodreça.
Semeia-se em regos com um palmo mal medido de distancia entre cada feijão a cerca de dois dedos de profundidade.

Estacar o Feijão

Sistema convencional de estacar feijão
De modo a evitar que o feijoeiro cresça pelo chão e apodreça é necessário criar um sistema para suportar as plantas. Não existe uma forma certa ou melhor que as outras de estacar os feijões. Os materiais tradicionalmente usados para montar um sistema para estacar os feijões variam tanto como a configuração. Podem ser usadas canas, paus, fios, rede ... o importante é ter em conta que o feijoeiro pode crescer até 2 metros e ao crescer irá formar uma parede verde que poderá tombar com o vento.
Muitas vezes são semeados juntos com o milho que serve de estaca.

Cuidados com o Feijão

Rega: Deve evitar regar o feijão muito perto da planta de modo a evitar pragas. Faça um rego largo e junte alguma terra junto de cada pé.
Pragas: Durante as primeiras fases do feijoeiro é frequente o ataque por pequenos afidios pretos (piolho) para tratar disso ensaboe um pouco de sabão macaco num balde pequeno de água até ficar com aspecto leitoso. Aplique a água na planta com um pulverizador ou com uma bisnaga do ajax. Caso não desapareçam após 3 dias volte a repetir a dose mas aumente um pouco o sabão. A água com sabão não faz mal à planta mas pelo sim pelo não não exagere na dose.

Vagens prontas a ser colhidas

Colheita

O feijoeiro começa a produzir em 60 a 90 dias. Primeiro as vagens também conhecidas como feijão verde que podem ser comidas quando ainda estão tenras. Mais tarde conforme o feijão no interior da vagem se começa a desenvolver e depois de secar podemos colher os feijões.

Conservar Feijão

O feijão seco pode ser conservado durante alguns anos num local seco e protegido da luz. O feijão verde pode ser congelado inteiro ou cortado e pronto a usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário