Plantar Espinafres

Plantar Espinafres

O espinafre é uma erva comestível que no entanto e considerada daninha. Originária da Ásia, está perfeitamente adaptada a todas as latitudes, podendo muitas vezes produzir folhas comestíveis duas vezes por ano.


Em Inglês: Spinach
Nome Cientifico: Spinacia oleracea

O espinafre é uma planta de crescimento muito rápido (aproximadamente 40 dias) e pode ser plantado duas vezes por ano, normalmente nas mudanças de estação.
Os principais inimigos do espinafre são o pulgão preto e as geadas, no entanto estes podem ser facilmente combatidos se plantar na altura certa.

Semear Espinafres


A altura ideal para semear espinafres é Fevereiro e Setembro. Pode semear num talhão ou em rego não
Carreiro de Espinafres a Rebentar.
Carreiro de espinafres a rebentar.
muito profundo (3 dedos de profundidade). Uma vez que se trata de uma planta de grande rendimento 1 ou 2 regos com 3 metros de cumprimento são mais que suficientes. Semeie as sementes com as pontas dos dedos como quem tempera a comida com sal. Tente espaçar as sementes 2cm. Tape com uma pequena camada de terra (1 dedo aprox.).
Os espinafres devem ser semeados directamente no local definitivo e não necessitam de ser mudados. Escolha uma parcela no campo previamente esterilizada que não alague com as chuvas para evitar o apodrecimento da raiz. Os espinafres gostam de terra com boa matéria orgânica mas eu prefiro evitar excesso de compostagem na terra para evitar pragas como o pulgão preto. Prefiro ter folhas mais pequenas que ter que andar a tratar o pulgão.

Uma boa ideia para o aproveitamento do terreno é semear espinafres entre as cebolas. O espinafre desenvolve-se rapidamente e não prejudica o crescimento mais lento do cebolo, previne também o aparecimento de ervas daninhas.

Plantar Espinafres em Vaso


O espinafre desenvolve-se muito bem em vaso. Escolha um vaso comprido e escolha terra com muita
Plantar espinafres em vaso.
Plantar Espinafres em Vaso
matéria orgânica. Tenha atenção à humidade da terra, no vaso a terra pode secar rapidamente se não for regado todos os dias. Evite locais muito quentes e com luz solar directa, o espinafre cresce bem na sombra parcial.
Como se trata de uma planta de grande produção não é necessário semear muito basto para ter uma boa quantidade de plantas, tente espaçar cada semente 2cm-4cm na altura de semear.

Tratamento dos Espinafres


A terra deve ser mantida sempre ligeiramente húmida, no entanto evite o excesso de água.
Caso tenha semeado as sementes com pouco espaçamento elimine algumas plantas que estejam aglomeradas mal brotem da terra.
Se começarem a aparecer pulgões pretos borrife com um pulverizador de mão (tipo ajax) com água e sabão. Esfregue o sabão na mão e deixe a espuma escorrer para a água. Não é necessário muito sabão, apenas até a água ficar turva. Coloque a água no borrifador e aplique nos espinafres.
Outra solução para eliminar o pulgão preto é aplicar um jacto de água da mangueira directamente na planta. Repita durante vários dias até o pulgão desaparecer.

Colher Espinafres


Assim que o espinafre desenvolva pelo menos 6 folhas já pode começar a colher. Pode colher folha a folha, começando por baixo ou colher a planta toda. Caso colha o espinafre todo corte 4cm acima do chão, assim permite que o espinafre torne a rebentar. Não espere muito para colher pois as folhas rapidamente atingem a maturidade e começam a ficar duras e amargas.
Caso o espinafre comece a desenvolver espigões com sementes, corte logo a planta toda pois as folhas começam a ficar muito duras.
Pense em colher o espinafre assim que comecem a aparecer as geadas, uma geada forte pode destruir totalmente as folhas.

Sementes de Espinafres


Assim que o tempo começar a aquecer os espinafres irão começar a desenvolver espigões com sementes.
Recolher sementes de espinafre.
Recolher sementes de espinafre
Nesta altura seleccione algumas plantas para a semente e aguarde que os espigões se desenvolvam bem. Corte os espigões e deixe a secar num local escuro e seco.
Com a planta seca esfregue entre a mãos para libertar as sementes. Passe na peneira para separar as folhas das sementes ou atire ao ar num dia de vento para soprar as folhas secas. Guarde as sementes de espinafre num local seco e escuro até à próxima época de plantar.

Conservar Espinafres


Caso tenha uma boa produção de espinafres pode lavar bem e congelar em sacos plásticos pronto a ser usado.

13 comentários:

  1. Muito bom! Obrigada! Vou já tratar dos meus espinafres! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo teu blog, é algo que estava a precisar mesmo. Posta mais que tens cá um leitor assiduo.

    ResponderEliminar
  3. Aprendi muito com a Vossa lição. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Aprendi muito com a Vossa lição. Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu post.
    Informação muito útil e muito esclarecedora.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Gosto muito de espinafre, mas sabia pouco sobre essa planta, estudo ciências biológicas, e estou pensando em desenvolver um projeto nas escolas orientando alunos, pais e professores a consumir espinafre, já que é muito benéfico para a saúde. Se quiseres me dar umas dicas, fico grata.

    Att;

    ResponderEliminar
  8. não sabia deste site mas pelo que estou a ver acho bastante util pois
    ensina a perceber como se faz.

    ResponderEliminar
  9. Toda a informação veio preencher o meu completo vazio sobre esta planta. Fico muito agradecido.

    ResponderEliminar
  10. How do you make money? | How to Make Money from Betting - Work
    Making money from Betting. A popular method of wagering on sports is to bet on who will win the match. In sports หาเงินออนไลน์ betting, it is best

    ResponderEliminar