Plantar Pimentos Padrão

Plantar Pimentos Padrão

Pimento de Padron


A planta do pimento é originária do perú e foi trazida para a europa por Cristovão Colombo. Actualmente existem muitas variedades de pimentos desde malaguetas, pimentos padron e os tradicionais pimentos verdes vermelhos e amarelos. A variedade de pimento padron é de facto uma variante dos pimentos verdes e deve o seu nome à vila de Padrón na Galicia (Espanha), onde é tradicionalmente servida nas tabernas como tapas para acompanhar a cerveja. Não existem grandes diferenças na forma de plantar os vários tipos de pimentos ou nos cuidados a ter, já que se tratam de plantas muito resistentes e só em casos extremos é que não irá obter uma boa produção.

Em Português: Pimento Padrão, Pimento Padron
Em Inglês: Padron Peppers

Mais Frequentes

Capsicum frutescens L. - cor verde.

Semear Pimento Padrão

 

Pimentos Padron iniciados em copos de iogurte
O pimento padrão deve ser iniciado em sementeira em local abrigado com temperatura amena para mais tarde ser transplantado. A altura ideal para iniciar a sementeira dos pimentos padrão é entre Fevereiro e Maio.
A fase da germinação pode ser um pouco difícil e demorada no entanto para acelerar o processo é recomendado manter as sementes dentro de água durante um dia, caso estas sejam acabadas de retirar do pimento ou 3 dias caso estas tenham sido secas e guardadas por mais de 6 meses.
As plantas poderão demorar até 3 semanas a aparecer e com intervalos de alguns dias entre elas. É conveniente ir regando abundantemente e certificar que o solo não está muito compactado e se encontra com boa drenagem.

Plantar Pimento Padrão


O pimento Padrão deve ser transplantado para o campo entre Maio e Julho com a raiz protegida para evitar a crise da transplantação. Isto quer dizer que não deve ser arrancado da terra onde foi semeado mas sim deslocar a terra com a raiz incorporada para o buraquinho no campo. O terreno deve ser com boa drenagem e boa exposição solar, no entanto o pimento padrão adapta-se muito bem a vários tipos de solo.
Sendo uma variedade muito resistente deve controlar o nível de água no solo e proteger das geadas para aumentar a produtividade da planta.

Cuidados e Manutenção do Pimento Padrão


Pimento Padron pronto a ser colhido
O Pimento Padrão é sensível ao excesso e à falta de água, é necessário muito cuidado para manter o nível de água ideal no solo da planta.
Quando começam as rebentar as primeiras flores deve evitar o excesso de água no solo já que pode conduzir ao aborto das mesmas até caírem. O excesso de água é facilmente identificado por mudança na coloração das folhas para verde claro.
Por outro lado a falta de água é manifestada no pimento padrão pela mudança de cor no pimento para verde muito escuro e a folha esbranquiçada. A falta de água faz com que o pimento fique muito picante.
Durante o período das geadas é conveniente cobrir as plantas para evitar que fiquem queimadas e se percam.

Colheita do Pimento Padrão


Os pimentos padrão estão prontos para colher quando o pimento começa a adquirir a cor característica verde escura e o pé do pimento começa a murchar. Se desejar pimentos padrão picantes pode deixar passar  mais uns dias antes de colher sem regar. Assim irá activar a formação de capseína  no pimento que lhe confere o sabor picante. Após colher se deixar passar muito tempo antes de consumir, os pimentos padrão irão também começar a formar o sabor picante.

13 comentários:

  1. Posso seguir a imagem e meter sementes de padron em embalagens de iogurte? Quantas sementes por copo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu meti cinco sementes por copo mas depois tive alguma dificuldade em tirar as raizes direitas para transplantar. Da proxima vez vou colocar só 3 por copo.

      Eliminar
  2. Boas... pimentos verdes, amarelos e vermelhos? o amarelo e o vermelho que vemos normalmente nos nossos supermercados não são as diversas fazes de maturação do pimento? aprendi que sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ele depois de verde fica escuro e depois vermelho... E os padron nunca muda de cor só de tonalidade.. Amarelos nunca tive.

      Quanto aos copos de iogurte só tem um problema que o branco absorve mais o calor solar, aquecendo a terra e isso não faz bem a raiz, eu prefiro sempre um mais compacto ou escuro... Uma bacia arrombada tb serve bem... Mas pimentos eu planto muito...

      Eliminar
    2. Os escuros absorvem muito mais calor que os brancos.

      Eliminar
  3. Olá, eu comprei uns pimentos padrão no supermercado e tenho andado a retirar as sementes. Gostaria de saber como conservá-las. As minhas últimas sementes ficaram pretas e encolheram muito, parece que secaram, como posso evitar isso? Como posso também ver se as sementes são viáveis?

    Muito obrigada
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Olá, qual o "nível ideal de água" para os padron?

    ResponderEliminar

  5. DEPOIS DE FAZER O TRANSPLANTE QUANTO TEMPO DEMORA A FORMAR O PIMENTO A PONTE DE COLHER?

    ResponderEliminar
  6. OLÁ, TROUXE SEMENTES DIRETO DA ESPANHA. PLANTEI E NASCEU OS PIMENTÕES.
    QUANDO COLHI TIVE UMA SURPRESA....TODOS ARDEM MUITOOOOO, NUNCA VI UMA PIMENTA TÃO BRAVA.
    COMI NA ESPANHA REFOGADOS COMO SE FOSSEM PIMENTOES, SEI QUE UM OU OUTRO PODE SAIR ARDIDO. MAS OS MEUS ESTÃO TODOS PICANTES, E É MUITO PICANTE.
    SABE ME DIZER PORQUE???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta de agua..Antes da colheita se regar bem eles serão normais, mas se tiverem pouca rega eles ficam picantes...regue bem 3 a 4 dias antes de colher e já não picam.

      Eliminar
  7. Falta de agua na semana q antecedeu a colheita..a rega é o segredo para ser ou nao picantes.

    ResponderEliminar
  8. Só uma nota, se a origem é do Peru não pode ter sido o Colombo. Ele apenas esteve na area central da América

    ResponderEliminar