Plantar Melão

Plantar Melao

Embora conhecido como um fruto, o Melão é uma hortaliça da mesma família que o pepino e a abobora. Existem muitas variedades de melão actualmente mas todas se plantam da mesma forma.

O Melão é rico em vitaminas A e C, potássio e fosforo. Existem alguns benefícios para a saúde como diurético e laxante mas são extremamente reduzidos e será necessário consumir uma quantidade enorme de melão para surtir qualquer efeito...

O melão requer clima quente com muita luminosidade, solo bem drenado e solto. Não responde bem a geadas e ao frio...

O Melão deve ser plantado em meados de Maio com cuidado para proteger do frio e das geadas nas primeiras fases do seu desenvolvimento.

Semear Melão
O melão pode ser semeado directamente no campo em local definitivo de preferência em terra previamente esterilizada.
Para facilitar a germinação as sementes devem ser colocadas em água no dia anterior.
Pode ser iniciado em tabuleiros de células ou pequenos vasos plásticos para mais facilmente ser transplantado para o campo. O processo de semear melões é simples, basta colocar 2 a 3 sementes em cada vaso e cobrir com cerca de 1 cm de terra. Após germinar e criar a segunda folha definitiva, deve eliminar ou transplantar as plantas mais pequenas ficando apenas com a planta maior em cada vaso. Quando a terceira folha definitiva estiver formada pode transplantar para o campo.

Plantar Melão
As medidas ideais para plantar o melão no campo são 2m entre fileiras e 30-50cm entre plantas. O terreno deve conter pouca água à superfície e estar coberto por cobertura morta (palha, folhas secas) prevenindo assim que o fruto entre em contacto directo com a terra molhada evitando que apodreça. Gire o melão regularmente para evitar manhas brancas no fruto.
Durante a fase de crescimento o melão deve ser coberto em noites de muito frio para evitar geadas.
Na 4ª ou 5ª folha verdadeira irá crescer três ramas de onde surgirão brotações e logo depois os frutos. Deve eliminar os frutos até ao 4º ou 5º nó favorecendo assim o desenvolvimento de todos os frutos que surjam até ao 7º nó. Destes deve escolher o fruto mais perfeito em cada rama e eliminar todos os outros.
Regra geral, com boas condições de temperatura e luminosidade o melão deve estar pronto para colher 60 a 90 dias depois de ser semeado.
O melão deve ser regado frequentemente e de preferência ao final da tarde, no entanto deve evitar regar 3 dias antes de colher o melão para obter frutos mais doces.

Colher o Melão
Um bom sinal que o melão está pronto para ser colhido é quando a extermidade da planta que liga ao melão começa a secar.
Ao colher o melão deve ter o cuidado para deixar cerca de 3 cm da extremidade da planta agarrados ao fruto para evitar que seque ou perca qualidades antes de ser consumido.

O melão pode ser indigesto para algumas pessoas quando acompanhado com muita água. Para evitar desarranjos intestinais deve evitar comer o melão muito quente, até porque sabe melhor fresquinho.

Com Melão
Vinho Bom
Com Melancia
Água Fria.

6 comentários:

  1. Como ninguém nasce ensinado fui à procura de aprender algumas coisas mas , não aprendi tudo é que eu tenho o meu terreno é areia e por vezes o melão produz mal , certos anos seca-se e não produz porque será ? Podem me informar porquê ? Agradecia imenso .

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,
    Parabéns pelo excelente trabalho e partilha.
    Qual a altura mais indicada para semear ou plantar o melão?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela informação.
    Pergunta:
    Na impossibilidade de poder lavrar o terreno, gostaria que me informassem qual a profundidade no terreno para a respectiva plantação. Aguardo a vossa resposta. Cumprimentos e obrigado
    JM

    ResponderEliminar