Plantar Manjericão


O manjericão é a aromática mais simples de plantar devido à sua resistência e adaptabilidade a todas as adversidades da horta. Planta anual originário da Índia é muito usado na cozinha Italiana pois é o melhor amigo das massas e pizzas. Pode ser cultivado em vaso e mantido numa janela da cozinha.


Em Inglês: Basil
Latim: Ocimum basilicum

Semear Manjericão

Tabuleiro com manjericão
O manjericão pode ser semeado durante todo o ano mas a tarefa é mais facilitada no final do Inverno (Fevereiro). Pode ser semeado directamente no local definitivo mas prefiro iniciar nos tabuleiros dentro de casa e depois transplantar o manjericão para o campo. Com terra de sementeira encha o tabuleiro ou copinhos e coloque duas sementes, cubra com um pouco de terra 1cm e regue. Tenha o cuidado de manter a terra sempre ligeiramente húmida. Assim que apanhar um pouco de calor as sementes irão começar a germinar. Assim que o manjericão formar pelo menos 3 folhas já pode ser mudado para o campo.
No campo, prepare a terra com matéria orgânica ou compostagem e escave pelo menos dois palmos de profundidade para aligeirar a terra. Faça reguinhos com o cabo da enxada e coloque as sementes a dois dedos de distancia. Cubra com um pouco de terra e regue com cuidado para não desenterrar as sementes.
Assim que despontar mude ou monde para ficar com 4 dedos de distância entre cada planta.

Plantar Manjericão

Manjericão a começar a ganhar raiz em água.
O manjericão é uma óptima erva de companhia. O odor libertado repele pragas da horta e por isso deve ser colocado junto a plantas mais susceptíveis a pragas como alface ou tomates. Escolha locais onde o vento possa espalhar o odor pela horta.
O manjericão quando crescido totalmente atinge cerca de 50-70cm e pode ser colocado em qualquer cantinho que sobre na horta. Se plantar junto, plante o manjericão com 4 dedos de distancia entre plantas e 2 palmos entre filas.

O manjericão também pega de estaca. Corte um ramo e coloque num copo com água no parapeito da janela até ganhar raiz, demora cerca de 2 a 3 semanas. Retire do copo e plante. Se mantiver uma rega cuidada durante o verão poderá manter um arbusto de manjericão durante 3 anos.

Cuidados com o Manjericão

O manjericão apenas necessita de algum cuidado com a rega durante as 3 primeiras semanas depois entra mais ou menos em auto-gestão. Tenha apenas o cuidado de regar se as folhas começarem a perder o viço.

Molho pesto com manjericão, alho e pistácios.

Colheita do Manjericão

Pode começar a colher depois de 70-90 dias depois de semear. O manjericão deve sempre ser colhido por cima, conforme cresce retire sempre a parte de cima da planta deixando algumas folhas em baixo para que volte a crescer. O caule é muito duro mas as folhas e flores são muito saborosas e quanto mais velhas mais sabor tem.

Conservar Manjericão

Idealmente deve ser consumido fresco mas depois de colhido o manjericão pode ser seco num local escuro e ventilado mas perde muito sabor. Prefiro cortar e congelar ainda verde retirando conforme necessário já que não fica em bloco depois de congelado. Pode também picar com pistácios, um dente pequeno de alho e azeite para fazer pesto, guarde num frasco no frigorífico e use nas massas. Se mantiver no frigorífico com azeite no topo consegue aguentar durante 3-4 meses.

Manjericão em vaso

Plantar Manjericão em Vaso

O manjericão cresce bem em vasos dentro de casa ou numa varanda. Junte uns cacos ou pedras no fundo do vaso e em seguida coloque a terra. Use terra para sementeira ou compre terra para vaso. Não use terra que sobrou de outros vasos pois normalmente é muito ácida e não conseguirá que o manjericão germine.
Coloque as sementes e cubra com 1cm de terra solta e regue. Coloque o vaso num parapeito de uma janela e evite o calor extremo até o manjericão germinar. Assim que germinar coloque o vaso num local com muita luz e evite que a terra seque completamente. Coloque um prato por baixo do vaso com água para manter a terra húmida.

2 comentários:

  1. Olá! Eu tenho manjericão italiano (acho) plantado no meu quintal. Era uma plantinha linda, parecia ornamental. Mas não utilizei muito e agora está gigante, e com muitas flores. O que faço?

    ResponderEliminar