Plantar Couves de Bruxelas




A couve de bruxelas é extremamente fácil de plantar e não requer praticamente nenhum tipo de cuidados. Muito resistente e de alta produção é uma fonte excelente de vitaminas C, K e ácido fólico, muito saborosa e apresenta um valor calórico baixíssimo.
As primeiras couves de bruxelas de que há registo tiveram origem em Itália durante os tempos romanos, sendo por volta de 1200 produzidas em grande escala na zona da Bélgica, daí o seu nome.


Em inglês: Brussels sprouts
Nome Científico: Brassica oleracea

Semear Couve de Bruxelas

A couve de bruxelas é iniciada em sementeira entre Março a Junho. Sendo posteriormente transplantada para o local definitivo. A terra da sementeira deve ser elevada e bem fertilizada com estrume bem curtido. A couve de bruxelas leva cerca de 5 a 7 dias a despontar.

Couve de Bruxelas
Couve de Bruxelas

Plantar Couves de Bruxelhas

Assim que as plantas atinjam cerca de 10 cm de altura devem ser mudadas para o local definitivo. A escolha do local não é muito importante devido à grande resistência da planta, no entanto deve-se preferir terrenos com terra escura rica em matéria orgânica e com boa drenagem.
Ao plantar as couves de bruxelas deve espaçar cerca de 30 cm entre plantas.
Assim que a couve comece a formar os primeiros repolhinhos, corte todas as folhas abaixo do primeiro repolho (a contar de baixo).

Colheita

30 dias antes de iniciar o ciclo de colheita deve-se cortar o talo superior (olho da couve) para permitir que a planta gaste a toda a energia com os repolhos.
A colheita da couve de bruxelas é realizada por fases, assim que os repolhos atingirem o tamanho desejado devem ser colhidos quando ainda estão ligeiramente tenros, antes de ficar amarelos e duros. Pode colher um a um ou cortar o caule todo de uma vez.
Cada planta gera em média 80 a 100 repolhos que equivalem a cerca de 900g a 1kg por planta.

6 comentários:

  1. Bom dia!

    Quando diz "talo superior" refere-se ao olho da planta?
    E " as folhas abaixo do primeiro caule" são aquelas abaixo do primeiro repolho? Quase rente ao chão? E todas as outras folhas ficam?

    As minhas couves de bruxelas têm muitos repolhinhos, mas quase não fecham; têm um olhinho pequenino e folhas granditas á volta.... é como se o repolhinho fosse oco? Será da altura do ano ou de eu ter cortado progressivamente as folhas deixando apenas as mais de cima!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Quando escrevi talo superior referia-me às folhas do topo da couve ou olho, exactamente. Devem ser cortadas 1 semana antes de iniciar a colheita. Deixe ficar todas as outras folhas que crescem ao longo do tronco excepto aquelas abaixo do primeiro repolho que devem ser logo cortadas. (tem razão quanto a este erro, já corrigi, obrigado.)

      Este ano foi péssimo para as couves de bruxelas. Na altura crítica veio aquela vaga de calor e atrasou bastante o desenvolvimento. Estou com o mesmo problema. Vamos continuar a regar e esperar que o problema se componha.

      Boa sorte.

      Eliminar
  2. Tive o mesmo problema com as minhas devido ao calor. Depois de ler que a temperatura ideal para as couves e de 15graus tirei logo da varanda e coloquei atras de casa local mais fresco e arejado. Agora e esperar

    ResponderEliminar
  3. As folhas grandes podem ser consumidas como couve normal?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Acredito que possam sim ser consumidas.
    Tenho dois pés com início de produção no Brasil, mas temo o calor.
    Obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar
  5. Eu moro no MT Brasil será que produz couve de Bruxelas aqui

    ResponderEliminar