Plantar Cebolas

Plantar Cebolas

A cebola é um ingrediente fundamental de quase todos os pratos da cozinha Portuguesa. Como tal é plantada em todas as hortas do Norte ao sul de Portugal.
O seu cultivo desde a semente é bastante simples e corriqueiro e não requer cuidados excepcionais já que facilmente se adapta a qualquer tipo de horta.
Existem muitas espécies de cebolas actualmente disponíveis em qualquer super-mercado desde brancas a vermelhas, chalotas e muitas outras. O processo de plantação é semelhante para todas as espécies de cebolas.


Em Inglês: Onion
Nome Científico: Allium cepa

Semear Cebolas


Mini estufa no campo
As cebolas são semeadas em canteiros elevados que se preparam com muita matéria organica bem
compostada de modo a que a terra fique fofa entre Dezembro e Janeiro. Espalhe as sementes de cebola uniformemente na terra e cubra com uma camada muito pequena (1cm) de terra fina.
As sementes demoram normalmente 2 semanas a germinar.
Ao preparar o canteiro elevado tenha em atenção que será necessário cobrir com plástico para proteger as plantas das geadas fortes de Inverno e para reter algum calor. Esta protecção é feita amarrando um plástico em estacas espetadas em cada uma das extremidades do canteiro ou construindo uma mini estufa directamente no campo.
Pode também semear numa caixa ou tabuleiro de modo a colocar ao sol ou abrigar conforme o tempo permita.

Entre Março e Abril o cebolo (as sementes já germinadas) está pronto para ser transplantado para o local definitivo. Para tirar da terra não arranque as plantas, já que são muito frágeis e facilmente se partem. Primeiro solte a terra com uma forquilha e só depois desfaça os torrões para libertar os caules do cebolo.
Caso não deseje ter todo este trabalho, pode comprar o cebolo já pronto a meter na terra. Normalmente

são vendidos nos hortos em molhos de 25 ou 100.

Plantar Cebolas


Plantar Cebolas
Molho de Cebolo pronto a ser Plantado
Antes de proceder à muda do cebolo, deve tratar a terra cavando para arejar e adicionando estrume ou
matéria bem compostada.
O cebolo é plantado no local definitivo entre Março e Abril com a distancia de 20cm entre plantas e entre filas.
O cebolo deve ser plantado em fileiras que normalmente se executam da seguinte forma: Com a enxada abra uma vala e coloque os pés de cebolo devidamente espaçados. Ao abrir a segunda vala use a terra para tapar as raízes do cebolo que colocou e assim sucessivamente. Tenha atenção que deve cobrir apenas as raízes e não a parte verde da planta. Normalmente o cebolo fica ligeiramente inclinado e encostado à vala que abriu, não se preocupe pois no espaço de uma semana ele endireita-se sozinho.
Caso o tempo esteja seco deve ter o cuidado de manter continuamente a terra húmida durante as duas primeiras semanas após a plantação.

Cuidados e tratamento das cebolas


A rega deve ser feita assim que o tempo comece a aquecer e as últimas chuvas da pimavera terminem pelo menos 2 vezes por semana. Assim que se comece a desenvolver o bolbo evite encharcar a terra para que as cebolas não apodreçam.
Corte as ervas daninhas pelo menos a cada 3 semanas. As ervas daninhas competem por nutrientes com a cebola e podem arruinar a colheita completamente caso fiquem fora de controlo. Manter o terreno livre de ervas daninhas também ajuda no controle de pragas e doenças.
O manjericão é um repelente natural das pragas que normalmente atacam as cebolas. Plante Manjericão numa zona perto de modo a que o vento espalhe o cheiro pelas plantas.

Colheita da Cebola


Plantar cebolas
Cebolas secas e entrançadas
A colheita é feita entre Julho e Agosto. Deixe de regar 3 semanas antes da colheita de modo a que a planta
comece a secar progressivamente concentrando todos os nutrientes no bolbo.
Assim que colher as cebolas chega a altura de as secar durante pelo menos uma semana. Ao secar as cebolas está a prolongar o tempo de armazenamento. As cebolas devem ser colocadas ligeiramente à sombra numa zona bem ventilada evitando a incidência directa do sol.
Depois de secas faça um molho ou uma trança e pendure num local escuro e seco. A humidade fará com que as cebolas grelem e apodreçam.

13 comentários:

  1. No calendario, como faço para ver a data da colheita.
    Pois só aparece data de plantio.

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente a rama começa a secar. Mas demora cerca de 90 a 120 dias.

      Eliminar
  2. Qual é a época certa para plantar cebola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu planto sempre no minguante de Março. Dizem que a lua tem influencia no seu desenvolvimento e no minguante a cebola não espiga, mas...

      Eliminar
  3. Estou em na Bélgica aqui chove muito o sistema será o mesmo

    ResponderEliminar
  4. As cebolas de casa, secas, começam a brotar agora na primavera. É possível plantar a partir dessas cebolas? Ou apenas usar a folhagem como cebolinha?

    ResponderEliminar
  5. As cebolas de casa, secas, começam a brotar agora na primavera. É possível plantar a partir dessas cebolas? Ou apenas usar a folhagem como cebolinha?

    ResponderEliminar
  6. A plantação do cebolo deve de ser feito nos meses de Março e Abril, uma vez que o cebolo não gosta de ver as barbas ao Maio, mas sempre na Lua minguante.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, encomendei cebolinho para plantar em outubro, mas enviaram cebola... Plantei ainda assim na altura, pois não dava para devolver. Neste mês de março estão todas em flor... Será que ainda pode vir a desenvolver o bolbo? Ainda pensei cortar a flor para tentar induzir a maturação do bolbo, mas não sei se faz sentido. Teve alguma experiência semelhante? Algum conselho? Obrigada

    ResponderEliminar
  8. obrigado pelos ensinamentos,muito simples,claros e muito objetivos
    Saudações horticolas
    A Carvalho

    ResponderEliminar
  9. Plantei cebolas, no minguante de março, mas estão a ficar com algumas folhas amarelas, que posso fazer?!

    ResponderEliminar
  10. arrancar as cebola há quem diga que deve ser no quarto minguante e depois do sol se por será verdade

    ResponderEliminar
  11. Plantei cebolo de inverno em outubro. Quando deverei colhi

    ResponderEliminar