Plantar Alface


Plantar Alface

A alface é o principal constituinte de uma boa salada, como tal, é um dos vegetais mais importantes na dieta mediterrânea. Plantar alface é muito simples e por ser uma cultura de inverno resiste bem ao tempo frio. Pode ser plantada 2 vezes por ano. A alface cultivada no Inverno tem tendência a ser mais saborosa pois o frio e a falta de luz concentram os açucares na planta. Existem muitas variedades de alface disponíveis no mercado, as mais comuns são a alface galega ou a frisada, normalmente encontrada em qualquer horta, a alface romana com um caule muito estaladiço é a alface usada nos hambúrgueres do McDonald e a alface lisa, com uma folha muito carnuda é normalmente encontrada nos supermercados durante todo o ano pois é muito usada em culturas de estufa.


Em Inglês: Lettuce
Nome Cientifico: Lactuca sativa

Semear Alface

Tabuleiro com Alfaces
Tabuleiro de Alfaces com 10 dias.

A alface pode ser semeada em tabuleiros com alvéolos (ver Terra para Sementeira) ou directamente no campo. Inicia-se a sementeira de Fevereiro a Maio ou de Setembro a Novembro. Assim que a planta atinja os 8cm de altura pode-se colocar no campo. Durante o tempo frio é preferível iniciar as alfaces em local abrigado e só depois fazer a muda para o campo.
Para assegurar uma óptima qualidade na altura da colheita deve-se moderar a quantidade de alfaces semeadas e se necessário espaçar uma semana. Assim poderá ter alfaces prontas a ser colhidas durante um longo período de tempo ao invés de ter que colher uma grande quantidade de uma só vez.

Plantar Alface


A alface gosta de terrenos bem compostados e com boa drenagem. Espaçar cerca de 20cm entre plantas no Verão e aumentar para 30cm no Inverno.
A terra deve ser mantida húmida constantemente mas não encharcada de modo a evitar a asfixia radicular. Evitar regar nas horas de calor pois as folhas da alface são muito sensíveis a podridões.

Colheita da Alface


No verão entre Abril e Junho, no Inverno entre Setembro e Dezembro.
A alface pode ser colhida de uma vez no caso das alfaces com configuração de repolho, ou pode ser colhida faseadamente no caso das alfaces tipo romano. Neste caso, deverão ser colhidas primeiro as folhas exteriores enquanto a planta se vai desenvolvendo e formando novas folhas no interior.

Sementes de Alface

Sementes de Alface
Alface florida para semente

Deverá deixar algumas alfaces ganhar flôr (espigar) que mais tarde se transformará em sementes. As sementes depois de secas podem ser guardadas em local seco e escuro até à próxima época de cultivo. Assim que as flores estiverem perfeitamente desenvolvidas diminua a periodicidade das regas permitindo assim que a planta comece a secar dando mais força às sementes.

4 comentários:

  1. Pelo segundo ano consecutivo, tenho as alfaces cheias de piolho verde! Aquilo tá mesmo entranhado desde do início do caule

    ResponderEliminar
  2. Polvilhe com Água e Vinagre as folhas

    ResponderEliminar
  3. As alfaces já tinham muitas folhas e não dava para chegar a todas. Resultado, lixo! Não há joaninhas, não há milagres

    ResponderEliminar