Plantar Malaguetas

Plantar Malaguetas

As Malaguetas são frutos da família do tomate e da batata e são usadas como um vegetal na confecção de molhos ou de pratos salgados. Destinguem-se sobretudo por ser extremamente picantes devido à presença de um químico chamado capseína. Existem várias espécies de malaguetas que se diferenciam pela cor, formato e nível de picante. A quantidade de picante presente nas malaguetas pode ser avaliada usando a escala de Scoville. Esta escala situa a tradicional malagueta Portuguesa mais ou menos a meio, um pouco depois encontramos o tabasco e no fim da lista está uma malagueta indiana chamada Bhut Jolokia ou ghost pepper, a malgueta mais picante do mundo.


Em Português: Malagueta, piri-piri.

Em Inglês: Chili, Hot pepper, Chili pepper.

Mais frequentes:

Capsicum Annuum - Malagueta Portuguesa - Piri-Piri

Capsicum frutescens - Gindungo


Para conseguir as sementes basta secar uma magueta ao sol e retirar as sementes que estão prontas a ser plantadas. Se desejar espécies mais exóticas, poderá encontrar à venda numa loja de sementes ou horto ou então na internet. Por norma é muito barato encomendar pela internet.

Não existe uma época definida para plantar malaguetas já que elas crescem durante todo o ano com qualquer tipo de tempo. No entanto é mais rápido durante o tempo quente entre Maio e Julho. O tempo que leva até colher é de aproximadamente 2-3 meses, existindo variedades que demoram um pouco a arrancar.
Cada planta gera normalmente entre 10-30 malaguetas variando com a espécie.

As Malaguetas crescem bem em vasos.
Semear Malaguetas
Antes de semear coloque a semente durante um dia dentro de água,
As malaguetas podem ser semeadas em tabuleiros dentro de casa para mais tarde ser transplantadas, em vasos ou directamente no campo.
Colocar a semente na terra previamente esterilizada e em seguida cobrir com 1cm de terra. Durante a fase de germinação é melhor manter a terra sempre húmida.
Assim que crescer cerca de 10 cm estão prontas para ser mudadas.

Plantar Malaguetas
As Malaguetas devem ser plantadas em terra com boa drenagem a cerca de 50 cm entre valas e 30 cm entre cada planta. Assim que a planta atingir um tamanho médio, não necessário regar muitas vezes.
A planta da malagueta é muito resistente ao clima, às pragas e doenças e suporta-se sozinha, no entanto nos dias de muito frio poderá cobrir-se com uma rede ou plástico para evitar que a geada queime as folhas e estrague as malaguetas.

Colher Malagueta
As Malaguetas estarão prontas para ser colhidas aproximadamente 60 dias depois de ser plantadas. Deve cortar a planta toda e deixar a secar sem retirar as malaguetas. SE for bem seca, a malagueta conserva-se durante muitos anos sem se estragar.
Poderá também passar as malaguetas pelo almofariz e juntar com azeite fazendo molho picante. Quanto mais tempo as malaguetas passarem em contacto com o azeite mais picante fica o molho. Este molho também se conserva durante muitos anos.

49 comentários:

  1. As malaguetas que plantei em Abril/Maio, estão com muito mau aspecto. Parecem ter sido atingidas por algumas pragas, já que parecem peganhentas e estão todas roídas. O que poderei fazer? Além disso, o gindungo que tinha está agora a dar flor, mas notei que tem uma espécie de piolhinhos. Posso pôr algum produto? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra Raid Casa e Plantas. Podes deitar à vontade na planta que não lhe faz mal nenhum e acabas com os piolhos todos.

      Eliminar
    2. Para eliminar os pulgões. Uso agua com sabão azul e branco num pulverizador. Borrife as folhas dos dois lados e em cada sitio que detetar os pulgões, as vezes que forem necessárias. Os pulgões atacam essencialmente novas folhas e frutos a tentar crescer. Não é nocivo nem para a planta nem para a terra. O Raid ou BioKill são insecticidas e as malaguetas vão ser consumidas por nós, por isso penso não ser aconselhavel. Força

      Eliminar
  2. Esse "piolhinho" é uma praga. Tenho duas varandas uma atrás a da cozinha onde nada dá, por causa desse piolhinho e já experimentei tudo.... Na da frente por enquanto ainda não a apreceu e é onde tenho o meu jindungueiro. Tenho um problema. Eele está lindo, rebentou, mudeio-o para vaso grande, terra boa, dá imensas flores mas não dá uma única malagueta. Alguém pode me ajudar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim acontece-me o mesmo. O ano passado foi uma praga de piolhos que foi muito difícil eliminar, este ano são flores e mais flores, mas malaguetas nem uma...

      Eliminar
    2. penso que a polinização não está a ser feita, as plantas têem de ser visitadas por insectos em especial abelhas, para fazer a polinização

      Eliminar
    3. USA UM COTONETE E TOCA NO INTERIOR DE TODAS AS FLORES , REPETE VÁRIAS VEZES É A POLINIZAÇÃAO MANUAL . ao tocares em várias flores transportas o pólen no cotonete e o trocas entre flores ou plantas , assim elas fertelizam

      Eliminar
    4. Eu retirei as sementes da malagueta sem por a secar à problema? Posso semeá las? Ou tenho que pôr as sementes a secar? Espero pela vossa resposta, obrigado.

      Eliminar
    5. Eu retirei as sementes da malagueta sem por a secar à problema? Posso semeá las? Ou tenho que pôr as sementes a secar? Espero pela vossa resposta, obrigado.

      Eliminar
    6. tb dá. secar permite guardar as semente para p próximo ano. semeia direto é o natural.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Eu uso um produto muito bom para eliminar pragas relacionadas com qualquer tipo de insectos. Chama-se Biokill, vende-se em qualquer super (Pingo D. e Jumbo por ex, no Jumbo está neste momento a metade do preço).
    É um produto preventivo para usar de mês a mês, mas também mata uma praga quando já está instalada.
    É biodegradável em 4 semanas, uso na minha mini horta, basta colher apenas quando passaram 4 ou 5 semanas após o último uso do Biokill. Também existe uma gama desta marca para aplicar em cães e gatos, é um produto que não faz mal a animais de sangue quente, apenas aos insectos...

    Já agora digo o que me trouxe aqui, tenho ali sementes de malagueta a germinar, e estou a recolher informação sobre a planta.
    Parabéns pelo blogue!

    Cumprimentos

    PS: Eliminei o anterior comentário porque me esqueci de dizer que custa uns 5€, em promoção está a 2,5€.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse remédio ai eu usava para matar as vespas gigantes (asiáticas ou africanas ou a o k era..). E não tinha mts remédios que resultavam por isso não usava isso na minha horta nunca...

      Eliminar
    2. amigos moam alho com a varinha mágica e adicionem água , coem e usem a água para puçverizar as plantas verão que mata os piolhos e não aparecem ,,,, também o podem fazer com ortigas esmagar as ortigas em água e depois coar e pulverizar com a água

      Eliminar
  5. Desde já parabéns pelo blogue,as minhas plantas também tem sido muito atacadas por esse tipo de piolho e parece que vem com as moscas eu uso
    um produto chamado "Perifedes" é muito bom mata na hora pode ser sulfatado com um difusor daqueles iguais aos limpa vidros só se pode colher depois de 1 semana mas eu espero sempre 2 semanas os que estão morrem logo e a planta desenvolve logo muito mas mal a planta dá fruto voltam a aparecer tem de estar atentos eu vejo sempre e se tiver moscas a pousar dentro de um dia eles aparecem.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde
    tenho andado à procura de picante feito com Bhut Joloquia que me trouxeram do Brasil. Por cá tem-se revelado infrutíferas as buscas.
    Gostaria por isso de plantar bhut joloquia no meu pátio, mas não sei onde adquirir as sementes.
    Alguém me pode ajudar?
    Maria Helena Figueiredo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma planta em casa!! teria que lhe enviar por correio :)

      Eliminar
    2. Eu vendo picante feito exclusivamente de bhut jolokia e vendo sementes

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Tomei agora conhecimento deste Blog e, pelo que tenho lido, simplesmente lhe dou os meus Parabéns, bem como como a todos aqueles que, através da sua experiência, vem deixando os seus comentários, em especial e no meu caso, que sou adepto dessa forma de actuação, os que vão indicando as aplicações de produtos naturais para se ir dominando a "bicharada" que vai aparecendo.
    Oportunamente irei também colocar os meus problemas mas, por enquanto, vou lendo e aprendendo. Bem-Hajam pelo vosso trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,
    Gostaria de saber se a malagueta banana dá-se em Portugal e onde posso procurar mais informação, estou a pensar em produzir esta espécie para venda e exportação.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Estas são das receitas que uso

    ÁGUA E SABÃO DE COCO (uso com sabão azul e branco)

    Bom para: Pulgão, cochinilha e lagarta...
    Misture 1 barra de sabão de coco ralado (100 gramas) com 2 litros de água aquecida. Dilua bem o sabão na água quente. Depois, borrife a solução na sua plantinha. Quando for consumir a verdura, é só lavar e fazer aquela salada!

    SOLUÇÃO DE PIMENTA

    Bom para: Pulgão, vaquinha, grilos e lagartas
    Como a pimenta é um repelente natural, só de plantar ela junto com as suas verduras, ela já estará ajudando a espantar os insetos. Fazer uma solução de pimenta também é uma boa opção. Se a sua horta for grande, use 1 xícara de pimenta para render 20 litros de solução. Porém, para uma horta pequena, bata ½ xícara de pimenta com um pouco de água. Depois de coado o líquido, dilua em 5 litros de água e borrife nas plantinhas. Após borrifada a solução, espere cerca de 12 dias para consumir o alimento.

    SOLUÇÃO DE ALHO

    Bom para: Pulgão, cochonilha e ácaro
    O alho, além de repelente, é fungicida e bactericida. Você pode fazer uma solução batendo 10 gramas de alho com 1 litro de água. Ja para ajudar no combate ao míldio, uma espécie de bolor, coloque 5 colheres de óleo mineral em 250 gramas de alho triturado. Deixe agir por 24 horas. Após esse tempo, bata com um pouco de água no liquidificador. Você pode adicionar até 5 litros de água. Adicione também sabão de coco. Depois de borrifada a solução, aguarde cerca de 36 dias para consumir a verdura.



    Via:Vida & Saúde
    http://novotempo.com/vidaesaude/como-fazer-inseticidas-naturais

    ResponderEliminar
  10. Vi esta pagina, onde ao que me parece, o pessoal gosta de cultivar pimentas, alguem aqui troca sementes de pimentas, ou ate mesmo por outro tipo de sementes, neste caso o que pretendo e pimentas, se alguem estiver interessado em trocar.
    Uma receita simples e eficaz, 1 lt de água destilada, e 0,5 de leite, agite, e pode borrifar as plantas, actua contra toda a bicharada, pulgões cochinilhas, mildio, oidio, e muitos mais.
    Se alguem queiser trocar sementes enviem me um mail sff.
    Cup/ Paulo

    ResponderEliminar
  11. bom dia,
    Antes de mais, parabens pelo site!
    Vivo em Moçambique e plantei três pés de malagueta "sacana", da pequenina. Cresceram bem, após uns 3 meses começaram a florir, mas como não houve polinização abortaram todas, excepto 3 que polonizei manualmente mas que também não vingaram. A planta recuperou lentamente, principalmente porque estavamos no inverno e só apanham 3-4 horas de sol por dia. Entretanto com o calor rebentou e surgiu nova floração e tenho mais de 80 frutos a amadurecer. Tenho duas variedades, uma de frutos amarelados e outra verde escuro. Penso que as amareladas ainda irão ficar vermelhas. Não queria arrancar a planta ao colher os frutos. Como poderei saber quando os frutos estão prontos para ser colhidos?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  12. Bom dia. Parabéns pelo blog. Aproveito para dizer que tenho cerca de 90 espécies diferentes de malagueta, e estou a fazer uma página para a venda das respectivas. Caso alguém esteja interessado na compra de alguma espécie em especial, enviar mail para pato.9@hotmail.com.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Estou interessado em comprar algumas especies de malaguetas. Como o posso fazer?

      Eliminar
    2. Boa noite. Estou interessado em comprar algumas especies de malaguetas. Como o posso fazer?

      Eliminar
  13. Bom dia. Parabéns pelo blog. Aproveito para dizer que tenho cerca de 90 espécies diferentes de malagueta, e estou a fazer uma página para a venda das respectivas. Caso alguém esteja interessado na compra de alguma espécie em especial, enviar mail para pato.9@hotmail.com.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. boa tarde gostei imenso desta página os meus parabéns

    ResponderEliminar
  15. Ao ler aqui que a batata (que é de facto um tubérculo, um caule subterrâneo ) pertence à família dos frutos tomate e malagueta fiquei logo a confiar imenso no que neste Site vem escrito... A única coisa comum é serem vegetais e não animais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto pertencem à mesma família botânica, que é a Solanacea.

      Eliminar
  16. Boa noite. Plantei num taboleiro 28 sementes de malagueta há sensivelmente 2 meses e nasceram apenas 20... Para meu espanto no mesmo tabuleiro nasceram 8 plantas de Canais super verdejantes. Estranho mas verídico. A minha questão é se posso consumir as malaguetas uma vez que estás estão no mesmo tabuleiro. Obrigado 😊

    ResponderEliminar
  17. Boa noite. Plantei num taboleiro 28 sementes de malagueta há sensivelmente 2 meses e nasceram apenas 20... Para meu espanto no mesmo tabuleiro nasceram 8 plantas de Canais super verdejantes. Estranho mas verídico. A minha questão é se posso consumir as malaguetas uma vez que estás estão no mesmo tabuleiro. Obrigado 😊

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde. Alguem capaz de me explicar a razão da planta do capsicum anuum dar flor e depois o caule cair do pé?

    Comprei o pimenteiro numa superfície comercial e já tinha 3 frutos que se têm vindo a desenvolver normalmente, mas nenhuma das flores que entretanto já brotaram em casa se aguenta.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde. Alguem capaz de me explicar a razão da planta do capsicum anuum dar flor e depois o caule cair do pé?

    Comprei o pimenteiro numa superfície comercial e já tinha 3 frutos que se têm vindo a desenvolver normalmente, mas nenhuma das flores que entretanto já brotaram em casa se aguenta.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Gostava de comprar sementes de malagueta diversas para plantar se tiveres o meu contacto é carlosdiabinho@gmail.com ou 936051374 obrigado

    ResponderEliminar
  21. Gostava de comprar sementes de malagueta diversas para plantar se tiveres o meu contacto é carlosdiabinho@gmail.com ou 936051374 obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai ao mercado compra malaguetas e depois retira as sementes deixa secar e já está.

      Eliminar
  22. Estamos no fim de janeiro posso semear sementes de malagueta ou tenho de esperar até abril?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes fazer um viveiro interior. só depois de final de fevereiro +- podes plantar no exterior.

      Eliminar
  23. Zé... A malagueta pode ser plantada todo o ano, mas se for entre entre maio e junho ela desenvolve mais rápido... com temperaturas mas frias convém ter cuidado e tapar por exemplo com um pequeno guarda chuva velho, ou colocar um plástico por cima para que a planta não atrase o seu crescimento

    ResponderEliminar
  24. Trouxe semente do Brasil. Nasceu tudo menos malaguetas. Trouxe depois da ilha da Madeira e aconteceu igual. Em que mês e em que lua devo semear. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. experimenta sementes da tua região. já estão adaptadas ao clima.

      Eliminar
  25. Comprei 2 vasos com piri-piri, uns vermelhos e outros cor de laranja para transplantar, mas quando cheguei a casa vi que tinha a indicação de não comestível... Será que existem piri-piris não comestíveis? ou será porque estava na zona de jardinagem?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando compras as plantas com malaguetas em vaso, vem das estufas com agroquímicos. deves cortar todas as malaguetas e lixo. espera pela segunda produção e trata da planta naturalmente.

      Eliminar
  26. Gostava de perguntar se posso plantar malagueta agora em finais de junho ou já é muito tarde? Quando digo plantar, é no quintal e não em casa.

    ResponderEliminar
  27. olá. sementes secas retiradas de uma malagueta. mergulhar em água 24h. semear diretamente num vaso. (melhor fim de fev.)(dá todo o ano exceto Inverno) passar para a terra ou deixar no vaso e arrancar as mais fracas (ficar com 3 a 4 pés). viradas a sul. sol. regar. se for em vaso (terra + substrato + estrume) com boa drenagem (brita no fundo do vaso). adubar naturalmente. casca de ovo, borra de café, matéria vegetal combustada, urina (a tua) misturada com água 1/10. tudo de vez enquanto qb.. vais ver que ficam lindas. depois é só fazer picante.

    ResponderEliminar
  28. Jackpot City Review 2021 - DRMCD
    This 서울특별 출장샵 casino is the first place I've tried to make a complaint with at least one of 안산 출장마사지 the it's a 의왕 출장안마 good gambling site 이천 출장안마 that you have the opportunity to 양주 출장샵 play games in

    ResponderEliminar