Plantar Physalis - Fisalis

Plantar Physalis - Fisalis

O Physalis é um fruto originário da América do Sul sendo muito cultivado na Colômbia e Bolívia. É uma planta herbácea subsepontanea e resiste bem a pragas e doenças sendo por isso ideal na agricultura biológica.
Em Portugal é frequente encontrar Physalis na beira das estradas do Açores e Madeira sendo mais rara no continente. Também conhecido nas ilhas por Tomate lagartixa, tomate barrela e tomate capucho.



Em Português: Fisalis, Tomate lagartixa, Tomate Barrela ou Tomate Capucho.
Em Inglês: Cape Gooseberry, Golden Berry ou Chinese Lantern.

Mais Frequentes
Physalis pruinosa - cor alaranjada
Physalis franchetti - cor avermelhada

Semear Physalis


A semente de physalis é muito pequena no entanto tem uma taxa de germinação superior a 95%. Existem alguns cuidados a ter de modo a facilitar a germinação de physalis:

Deve ser semeado em local abrigado do frio em Janeiro/Fevereiro de modo a ser transplantado para o exterior a meio da primavera no final do tempo frio (após Maio).

Para semear Physalis é necessário vasos pequenos ou células de plástico e terra esterilizada ou substrato próprio. É conveniente que a terra seja misturada com musgo de modo a reter mais humidade e a não se compactar.

Coloque a semente a cerca de 1 cm de profundidade e cubra. Regue com um vaporizador frequentemente mantendo sempre a terra húmida mas não encharcada.

Outro método é usar células ou vasos furados em baixo e colocar um tabuleiro com água por baixo, assim a terra mantém-se sempre húmida por capilaridade e nunca encharca.

Plantar Physalis


Assim que as plantas atingirem cerca de 15 cm já apresentam alguma resistência ao frio e podem ser mudadas para os locais definitivos. Deve escolher uma zona com muito sol protegida do vento e um terreno com boa drenagem de preferência ligeiramente arenoso.

As plantas também se adaptam a locais com mais sombra, o meu Avó tinha um arbusto de Physalis por baixo de uma figueira. No entanto a planta não dava muitos frutos e era pouco desenvolvida.

Ao plantar a Physalis tenha cuidado para espaçar cerca de 80 cm cada planta para que se possa desenvolver convenientemente e dar muitos frutos. Caso não plante junto a um muro pode estacar os arbustos de physalis com arames e estacas enterradas no chão. O vento é o principal factor a ter em conta já que a Physalis é muito delicada e facilmente parte com ventos fortes.

Colheita da Physalis


Cada arbusto de Physalis pode gerar até 3 kg de frutos variando conforme a sua localização e clima. Os frutos começam a amadurecer no início do verão e devem ser colhidos com cuidado para não danificar a planta à medida que ficam maduros. Cada planta tem uma vida de cerca de 3 anos em climas amenos. Caso os frutos não sejam colhidos estes espalham sementes que dão origem a novas plantas à volta do arbusto original.

Usos da Physalis


A Physalis é um fruto bastante saboroso e pode ser comido sem qualquer preparação. É normalmente usado na cozinha como decorativo de pratos e sobremesas devido ao aspecto fora do vulgar.
Pode ser usado em compotas e doces ou em licores.
Existe alguma literatura relativa à utilização medicinal da planta como depurativo, diurético e anti-oxidante. No entanto não existem estudos científicos profundos que confirmem estas teorias.

48 comentários:

  1. boas pessoal to desenvolver projeto phisalis em portugal, procuro mais pessoas que tambem queiram produzir pysalis futuramente e trocar ideias..contatar mail funtotil@msn.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bom dia,

      eu gostava de poder trocar algumas ideias também, antes de me lançar...

      Eliminar
    2. Boa tarde!
      Estou começando a cultivar Physalis , amo a fruta e pretendo comercializar os produtos que podem ser extraido da própria e também a frutinha !
      Gostaria de trocar experiencias e curiosidades dobre esta fruta fantástica !

      Eliminar
    3. Boa tarde!
      Estou começando a cultivar Physalis , amo a fruta e pretendo comercializar os produtos que podem ser extraido da própria e também a frutinha !
      Gostaria de trocar experiencias e curiosidades dobre esta fruta fantástica !

      Eliminar
  2. Boa tarde.
    Sou bastante apreciador do fruto physalis e este ano fiz uma plantaçao de physalis com cerca de 2000 pés com o objetivo de comercializar.
    Procuro compradores para o fruto e tambem estou disposto a trocar ideias das minhas experiencias.
    Minha plantaçao situa se no porto - povoa de varzim.
    Contacto para quem estiver interessado rgb83@iol.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, tenho interesse em trocar ideias consigo, meu email ricardoliveira119@gmail.com

      Eliminar
  3. Bem hajam. Como não possuo terrenos, resolvi espalhar pontualmente. gosto de fruta silvestre e porque não espalhar um pouco essa fruta maravilhosa?

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos,
    Estou a planear um projecto deste ambito em cerca de 1,5 hectares de terreno.
    Gostava de saber como escoar depois.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro Costa, também estou a iniciar um projecto de Physalis...... Gostaria de entrar em contacto consigo, para partilha de experiências, etc.
      Se estiver interessado nf-fernandes@hotmail.com ou montesphysalis@gmail.com ou https://www.facebook.com/nuno.f.fernandes.1

      Eliminar
  5. Pedro gostaria de adquirir mais conhecimentos sobre a physalis, possuo uma pequena quinta tenho alguns pes, etc.
    meu email : memobiliario@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde!

    Ando com a ideia de produzir physalis peruviana, no entanto estou reticente devido à sua comercialização.
    Não tenho informação sobre o seu escoamento tanto a nível nacional como para a exportação.
    Alguém tem informação relativamente sobre a sua comercialização?

    carlosamrs90@gmail.com

    Cumprimentos
    Carlos Torres

    ResponderEliminar
  7. Boa noite!

    Ando á procura de contacto para o escoamento e parcerias de negócio na área de Fisalis e Groselha. Se houver interessados ou conhecedores de contactos para este fim seria muito grato por essas informações.
    Para todos os produtores de Fisalis, estou receptivo a ser contactado para trocar experiências!!

    Boa sorte colegas!
    ramos85joao@gmail.com

    Cumprimentos,
    João Ramos

    ResponderEliminar
  8. Produção e comércio de physalis.

    Contactos:
    comercial@physalis.pt
    http://physalis.pt
    facebook.com/physalisperuviana.pt

    ResponderEliminar
  9. Boa noite
    Tal como todos por aqui comecei uma aventura no mundo das physalis.
    1/2 hectare plantado para começar, a ver o que dá.
    Gostaria de trocar experiências, principalmente no escoamento do fruto.
    paulojpr68@gmail.com
    Cumprimentos,
    Paulo Rosário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola sr Paulo vou comecar um plantacao de 1/2 ht de physalis mas tenho a duvida do escoamento. Como correu com o seu escoamento?

      Eliminar
  10. Parece uma boa ideia de produção mas não encontro semente, alguém tem para venda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tenho sementes e algumas plantas para venda, caso esteja interessado o meu contacto e joaquimcrespo@live.com.pt

      Eliminar
    2. As sementes estao dentro do fruto.........compras o fruto e lá dentro tens as sementes...e são muitas

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Basta comprar o fruto cada um tem cerca de 100 sementes

      Eliminar
  11. Como gosto muito de Physalis, tenho terreno e também disponibilidade, estou seriamente a pensar iniciar produção de Physalis. Gostaria que me ajudassem a lançar-me neste projeto.
    Existe escoamento do produto a nível nacional (Zona Centro - Portugal)?
    Compensa monetariamente?
    Contato é: acanhabatista@gmail.pt
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,

    Eu tenho equacionado iniciar também a exploração de physalis. A área que estava a pensar afectar ao cultivo da Physalis tem, cerca de, 1,5 hectares na zona de Rio Maior. Contudo, não tenho conhecimento de, eventuais, exigências do cultivo da Physalis e das vias de escoamento, ou seja, desconheço a viabilidade de exploração deste fruto.

    Se alguém me puder ajudar / trocar impressões, fica o meu contacto de e-mail:

    Sérgio Afonso: sbrigas.afonso@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. https://www.facebook.com/events/712308345537920/

    Formação de Cultura de Physalis Peruviana
    Contacte-nos,
    Physalves, Lda
    physalves@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, eu gostava de saber onde posso adquirir 2 ou 3 plantas para uso pessoal...Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito físsil basta ir a uma grande supermercado e ir as frutas tropicais compra uma embalagem de Físalis e esmague um sobre um vaso com terra e espere que as sementes germinem,eu fiz assim e deu resultado já tenho esta planta a mais de 10 anos

      Eliminar
  15. Olá todos e parabens pela publicação. Devido a tantas dificuldades para viver em Portugal eu e um familiar começamos a preparar um terreno na Zona de Sintra com cerca de 1ha para aonde iremos transplantar 800 pés de Physalis que já temos a desenvolver. A terra é rica em matéria orgânica tem o PH de 5.5 mas temos um problema horrível para qualquer agricultor que é a falta de disponibilidade de àgua. Temos uma mina ou poço debaixo da terra a cerca de 200m do terreno que só nos disponibiza 1000 litros de àgua num dia e depois temos de esperar mais cerca de 36 horas para encher novamente . Já compramos fitas de gotejamento e um cubo no topo do terreno para aonde transportamos a àgua da mina. Preciso do conselho de alguém pois estamos a enterrar as nossas economias aqui e receio que depois não consigamos recuperar sequer o investimento. Alguém por favor pode informar se com 1000 litros de agua de dois em dois dias serão suficientes para tantos pés???????. Boa sorte a todos na colheita como na vida.


    Mostrar menos

    ResponderEliminar
  16. CARO PALMA
    Cada planta precisa de 0,5 litro de agua por dia
    Necessita de calcio, magnesio, fosforo, azoto e potássio para ganhar porte e, não rachar.
    Felicidades.
    Lucio conceição

    ResponderEliminar
  17. ola eu gostaria de saber qual e a profuntidade das covas para plantar o fisalis .eu tra
    balho com verduras e uso estergo de galinha.se posso usar tambem na plantacao d fisalis.

    ResponderEliminar
  18. Como consigo obter sementes de fisális. Comi o fruto no sudoeste africano faz mais de 50 anos. Não pretendo comercializar.

    ResponderEliminar
  19. https://www.facebook.com/events/1091671210978426/

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde... estou a pensar produzir Physalis, mas o meu problema é o escoamento e antes de de começar gostaria de saber se existe alguma parceria/empresas que esteja interessada na produção.

    Se alguém me puder ajudar / trocar impressões, fica o meu contacto de e-mail: catiagrilo_14@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde, se alguém estiver interessado tenho plantas para venda prontas a plantar, filipe_franco82@hotmail.com ou mandem mensagem privada para https://www.facebook.com/filipe.rodrigues.33234.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Bom dia estou iniciando uma plantação e queria ajuda para vendas e até exportação, sou brasileiro.
    Meu e-mail é rodolfo953@hotmail.com

    ResponderEliminar
  23. Estamos a produzir physalis https://m.facebook.com/PhysalisCM-242254676241330/?ref=page_internal&mt_nav=1

    ResponderEliminar
  24. Alguém tem sementes Physalis com certificação biológica?

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia estou a pensar iniciar na plantação de Physalis.~
    Agradecia algumas dicas e questões a ter em conta no inicio.

    O meu contacto carlosporto97@gmail.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  27. Olá a todos! A minha physalis está a ser atacada por uns insetos brancos (1mm ou 2mm tamanho). Alguém sabe que praga é esta e como a trato? Até já estão a pôr ovos xS

    ResponderEliminar
  28. olá sou João Marcos, estou iniciando um projeto técnico de produção sustentável de Physalis. Com controle natural de pragas e doenças que ainda são desconhecidas, para nossa clima, e estou criando um grupo para troca de conhecimento e experiencias pratica do fruto. quem tiver interesse em conhecer mais e ajudar me envie seu numero pelo wattsapp 34 99658 8136. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite João, o seu projeto é em que localidade?
      se pretender enviei email através de joaossvalente@gmail.com

      Eliminar
  29. Olá a todos, alguém teria a informação de quantos pés de physalis​ uma pessoa consegue cuidar? Existe alguma associação de produtores ou uma cooperativa​ que exporta Physalis?

    ResponderEliminar
  30. Vou começar a plantar. Phisalis mas vou plantar em vasos alguém me dá uma dica de qual deve ser o tamanho do vaso?

    ResponderEliminar