Plantar Morangos

Plantar Morangos

Existe uma enorme diferença de sabor entre os morangos plantados em casa e os comprados no supermercado. Normalmente o tamanho é mais pequeno mas o sabor compensa largamente e é tão fácil manter uma produção de morangos em casa. Mesmo que não tenha uma quintal grande, o morangueiro adapta-se bem aos vasos ou cestos suspensos.
O morango Fragaria, sp. é o fruto do morangueiro, uma planta de renovação anual, pertencente à família da Rosáceas. Botanicamente, é considerado o fruto do morango as pequenas pevides que crescem no exterior da parte vermelha carnuda.
As muitas variedades da planta do morangueiro conforme a conhecemos hoje são fruto de um melhoramento genético da planta originária do continente sul-Americano.

Ao cultivar morangos é importante ter em atenção que existem duas variedades que são plantadas em épocas diferentes...
As variedades anuais (dias curtos ou não reflorescentes) são: Camarosa, Chandler, Kwesta, Carisma, Camarillo, S. Juan, El Capitan, El Dorado, Chiflon, Agoura, Ventana e Candonga. Devem ser plantadas entre Outubro e Janeiro. Estão bem adaptadas ao frio e à fraca luminosidade gerando uma produção mais fraca mas mais cedo.

As variedades remontantes (dias longos ou reflorescentes) são: Selva, a Irvina,a Diamante,a Aroma, a Albion e a Seascape. Devem ser plantadas entre Janeiro e Março. São mais produtivas no entanto só são colhidas mais tarde.

Uma boa hipótese é misturar um pouco de ambas. Assim poderá ter produção durante quase todo o ano, associando uma variedade mais precoce com outra mais produtiva.


Semear Morangos

Estolho de morangueiro pronto a ser separado.
A melhor forma de produzir plantas de morangueiro é usar as extenções (estolhos) que brotam naturalmente da planta mãe e criam raiz sozinhas assim que encontram terra. Assim que se torne uma planta capaz de sobreviver sozinha corte o estolho que liga à planta mãe. Ficará com um clone do morangueiro original.

Outro processo mais lento para a produção de morangueiros é usar a própria semente.

A semente do morango está situada exteriormente a envolver o centro vermelho e carnudo do morango. A melhor maneira de conseguir as sementes é deixar o morango amadurecer muito até começar a fermentar. Nessa altura coloca-se dentro de um coador do leite ou do chá e esmaga-se delicadamente com o dedo. A polpa do morango deverá passar através da rede e as sementes ficam depositadas no coador. Em seguida passe bem por água para retirar os restos de polpa. Coloque as sementes num pano para retirar a água e deixe secar ao sol durante umas horas. Pode guardar as sementes de morango num local escuro e seco até chegar a hora de semear.

Para semear os morangos, coloque as sementes na terra devidamente esterilizada e cubra com 1cm de terra. A terra a ser usada não deve ser muito compacta e deve ser bem drenada. Pode usar esta técnica de preparar terra para semear, foi a que eu usei e deu bons resultados.

Plantar Morangos

Valas elevadas com morangos já maduros.
Antes de plantar morangos é conveniente escolher com cuidado o terreno. Os morangos gostam de muita luz e de solos pouco compactados com boa drenagem. Não é necessário controlar a acidez do terreno com químicos já que este tipo de práticas apenas se destina a explorações agrícolas intensivas e os seus morangueiros irão crescer bem em qualquer tipo de terreno, desde que bem estrumado. Deverá evitar terrenos que se mantenham húmidos durante a primavera já que muitas das doenças que atacam os morangueiros proliferam neste tipo de terreno.

A melhor forma de plantar morangos é em valas elevadas da terra cerca de 30 cm e cobertas com plástico preto ou palha. Os morangueiros são plantados em pequenos buracos no topo da vala. Este sistema permite que a terra tenha boa drenagem e que os frutos não entrem em contacto com a terra. Permite também afastar o morangueiro dos insectos e caracóis presentes na terra.
Comece por eliminar as folhas velhas e raízes danificadas. Apare as folhas maiores já que podem exigir demais da planta na fase de arranque e remova também as flores e estolhos.
Coloque o morangueiro na terra, enterrado até ao meio da coroa e compacte ligeiramente a terra. Pode plantar morangueiros em filas com 60 cm entre valas e 30 cm entre plantas. Durante a primeira semana é conveniente regar todos os dias ao final do dia. Após este período basta regar uma vez por semana.

Apanhar os Morangos

Os seus morangos não irão amadurecer todos ao mesmo tempo, por isso é conveniente ir apanhando conforme vão ficando maduros. Evite regar dois dias antes de cada colheita para concentrar os açucares.
Quando já todos os morangos estiverem apanhados trate de cuidar dos estolhos para aumentar o numero de plantas para o próximo ano.
No inverno proteja os morangueiros do frio intenso e das geadas.

Valores nutricionais do Morango

No morango destaca-se a concentração de Vitamina C muito superior à dos citrinos, a fibra, potássio e pectina. Os morangos contêm ainda xilitol, um edulcurante que substitui normalmente o açúcar refinado.

O chá de planta de morangueiro era tradicionalmente usado para curar infecções urinárias ligeiras.

No caso de produção excessiva pode conservar os frutos em compotas ou fazer tortas de morango.

12 comentários:

  1. retirar sementes de morangos de super mercado tbm daria certo ?
    pois na minha cidade nao tem morangos frescos só esses de geladeiras de supermercado mesmo.
    esses de supermercado nascem a mesma coisa ou nao ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é exactamente a mesma coisa.
      Por experiência, os morangos grandes do supermercado têm uma taxa de germinação muito baixa. É melhor precaver e recolher muitas sementes.
      Eu retirei sementes de dois morangos grandes do supermercado e apenas consegui 3 plantas.

      Eliminar
  2. Olá,
    Muito obrigada pela postagem como vou fazer 1 local para plantar meus morangos como deste tutorial (http://www.backyard-gardening-fun.com/strawberry-tower.html) vou precisar de muitas mudas. Tenho no total mais de 40 buracos pedindo por mudas de morango e para serem plantados e as mudas são muito caras. Portanto apesar da postagem ser antiga ela vai ser utilizada =)

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais quero dizer que adorei este blog. Parabéns.
    Gostaria de saber qual é o calendário de colheita das diferentes variedades.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Meu pe de morango esta muito feio com as folhas secas o q faco

    ResponderEliminar
  5. Meu pe de morango esta muito feio com as folhas secas o q faco

    ResponderEliminar
  6. Retire as folhas secas, adube e regue.

    ResponderEliminar
  7. olá gostaria de saber se o morango pode ser plantado em qualquer altura do ano em estufa?

    ResponderEliminar
  8. Meu pé de morango se multiplicou,ou seja é como se tivesse três pés grudados,o que faço?penso que se separar vai ser melhor...

    ResponderEliminar
  9. Meu pé de morango se multiplicou,ou seja é como se tivesse três pés grudados,o que faço?penso que se separar vai ser melhor...

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde,
    Tenho os pés dos morangueiros cheios de caracóis que todos os dias vou tirar
    Como posso livrar me desta praga? Eles não circulam na terra, estão espetados na terra junto ao pé ��
    Obrigada

    ResponderEliminar