Esterilizar terra para sementeiras

Esterilizar Terra para semear

Esterilizar a terra para as sementeiras previne complicações que poderão por em causa todo o processo de crescimento da planta. Ao esterilizar a terra estamos a matar insectos nocivos e sementes de ervas daninhas mantendo todas as bactérias boas e necessárias para o desenvolvimento da raiz da planta.

Existem vários métodos industriais que por norma envolvem produtos caros e agressivos para o ambiente ou maquinaria específica. No entanto a forma mais simples de esterilizar terra para plantar sementes é também a mais eficaz. Basta usar a energia do sol e um plástico transparente.

Esterilizar terra para semear
O plástico transparente é normalmente vendido em rolo ou ao metro, pode ser encontrado em qualquer drogaria perto de casa ou nas mercearias da aldeia.

Escave a terra onde irá fazer a sementeira retirando todas as pedras e ervas. Cave uma vala pequena em volta da area de esterilização para enterrar as bordas do plástico.

Regue a terra e coloque o plástico por cima e enterre as bordas. Deixe estar ao sol durante 5 - 6 dias no tempo quente e 10 - 15 dias no tempo mais frio. O calor do sol irá aquecer a terra eliminando todos os insectos e nematodas bem como todas as sementes de ervas daninhas. Este processo normalmente aquece a terra até 40-50 ºC o que permite que as bactérias benéficas para a raiz sobrevivam.

Retire o plástico com cuidado para futuras utilizações. Caso a terra esteja muito compacta, misture areia ou musgo para facilitar o crescimento das raízes e permitir que a planta brote da terra.

Pode também usar esta terra para iniciar sementeiras dentro de casa.

7 comentários:

  1. Adorei as vossas explicações, eu tenho uma linda horta na varanda, é onde eu passo a maior parte do meu tempo.Agora quero plantar morangos mas ainda não sei bem como fazer.
    Sem mais Delfina Santiago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Delfina,

      Desculpe só agora vi a sua mensagem. Está um pouco fora de época mas pode começar a preparar tudo para o ano. Veja o post sobre plantar morangos, tem lá muita informação útil.

      Eliminar
  2. Bom truque. O problema é que numa área maior do que 100 m2 revela-se bastante complicado de executar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      De facto, quando escrevi o artigo tinha em mente uma área mais pequena. Normalmente a sementeira é feita em zonas reduzidas. Depois de crescida pode transplantar a planta para uma zona não esterilizada já que cada planta tem os seus mecanismos de defesa.
      Se a ideia é controlar as ervas daninhas num campo com grandes dimensões deve começar por cortar a erva rente ao chão com a roçadeira e apanhe tudo. Em seguida passe o arado. Tenha atenção para que não fique nenhuma erva à mostra na borda do rego que o arado virou (controle a profundidade e a inclinação do arado). Deixe passar 1 semana ou o tempo suficiente para que as sementes das ervas daninhas que sobraram comecem novamente a aparecer. Enquanto as ervas estão pequenas e não têm sementes passe a freze 1 vez. Este processo irá reduzir drásticamente a quantidade de ervas daninhas. No entanto tenha em mente que controlar ervas daninhas sem herbicidas é um processo continuo. Se deixar que elas cresçam ao ponto de ganhar semente volta tudo ao mesmo.

      Eliminar
  3. Boas em primeiro parabéns pelo excelente blog... Pra quem veio da cidade pro campo não tem muita gente que ensine. Tem pormenores muito interessantes. Vou tentar as dicas dos espinafres e das couves de bruxelas... Já comprei sementes de tabaco duas vezes na sementeira mas nunca consegui nada... Estas nunca tive sorte vou ttr outra vez com as dicas aqui...
    As pessoas aqui enterram as ervas quando ainda não tem sementes como estrume, isso é bom? E esta ultima resposta que deu se a raiz la ficar não volta a rebentar facilmente? E quanto mais enterrada mais difícil depois de tirar. Tenho um campo de velho mas não quero usar herbicidas (tou a falar essencialmente chamam o pica sacos e ortigas aqui dizem que o centeio come as ervas daninhas...) mas este ano vou tentar como falou lavrar e arar uns dias depois a ver se se torna um campo mais facil.
    Já agora tem alguma técnica biológica para matar o sabugueiro e a uva virgem? Gostei do remédio caseiro propiolho que me ataca o lilimoeiro e medronho ou morango selvagem. Tem mais dicas assim? Também tenho alguma dificuldade em vingar a salva de inverno.

    Só um ultimo comentário se roda a gente espalhasse umas sementes o mundo seria MT mais bonito eu tb costumo fazer disso...
    Se me surgir alguma duvida não vou hesitar em falar
    Parabéns e continuem
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar essa dica de esterilização da terra, obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Olá, vou tentar essa técnica. Possui alguma dica para eliminar as mosquinhas pretas (fungus gnats)?
    Grata!

    ResponderEliminar