Plantar Favas


Apesar de não serem conhecidas as origens da fava existem indícios do seu consumo desde a idade da pedra. Ricas em proteínas e hidratos de carbono, eram e ainda são muito apreciadas em meios agrários que exigem longas jornas de trabalho físico.
Pertencem à família das leguminosas e têm uma propriedade muito interessante na agricultura biológica já que captam o azoto da terra e depositam-no na terra. Uma planta consegue fixar no solo azoto equivalente a uma mão cheia de bolinhas de fertilizante industrial.



Inglês: Fava Bean
Latim: Vicia faba

Plantar Favas


A fava é plantada em meados do Outono (Outubro, Novembro) de modo a aproveitar o tempo frio e o excesso de água. A fava gosta de tempo frio e é capaz de suportar temperaturas de 0º C e geadas ligeiras. Na sabedoria Popular diz-se:

"Nos Santos favas pelos cantos" Referindo-se ao dia de todos os santos a 1 de Novembro.

A fava é plantada no local definitivo enterrada a cerca de três dedos de profundidade e a um palmo de distancia entre plantas e dois palmos entre regos. Antes de semear a fava coloque em água algumas horas para acelerar a germinação.
Cresce normalmente a um metro de altura e prefere zonas onde possa aproveitar toda a luminosidade dos dias curtos de Inverno. Suporta terrenos com alta salinidade.

Cuidados com a favas


Plantar favas
Favas estacadas
Uma vez que são plantadas na altura das chuvas não é necessário regar. Tenha cuidado que a terra se mantenha húmida caso a estação seja anormal. A variedade mais corrente não necessita de estacamento mas no caso de zonas ventosas comvem apoiar o faval com estacas e fios. A fava deve ser agarrada com fio pois não tem a capacidade de se prender ou trepar.

Colheita das favas


Normalmente a maturação ocorre em Maio e deve ser controlada para evitar que as favas fiquem muito duras. A parte comestivel está dentro da Vagem (Casaco) protegida por uma camada fina (camisa) que deve ser retirada. Também podem ser consumidas antes da maturação total aproveitamdo-se a vagem enteira enquanto está tenrinha.

Sementes de Fava


Sementes de Fava
De modo a colher a semente deve deixar a planta maturar totalmente até a vagem ficar seca. As sementes são recolhidas e guardadas num local seco e escuro até ao próximo ano. As sementes de fava com mais de um ano começam a perder capacidades germinativas.

Adubo Verde


A fava tem a capacidade de captar o azoto da atmosfera e fixa-lo no solo, assim no final da colheita tem o solo mais adubado do que quando plantou. Após a colheita enterre a planta para aproveitar também o azoto contido na planta.


19 comentários:

  1. para cozinhar uma favada aporcalhada para uma dúzia de amigos, que quantidade de favas devo semear na horta ???

    ResponderEliminar
  2. Gostei da informação, tinha uma vaga ideia por ter visto minha mãe fazê-lo. Vou semear as favas, espero estar à altura. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei da informação, tinha uma vaga ideia por ter visto minha mãe fazê-lo. Vou semear as favas, espero estar à altura. Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Gostei da informação, tinha uma vaga ideia por ter visto minha mãe fazê-lo. Vou semear as favas, espero estar à altura. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Depois de colhidas as favas enterram se as faveiras (plantas) q azotam a terra ?!

    ResponderEliminar
  6. A fava vem presa à vagem por um biquinho que quando a fava não tem a maturidade suficiente , não se solta naturalmente da fava. Esse biquinho deve ser tirado da fava ou pode ser comido? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não receie comer... Se for produção bio não tenho receio... Da rama da cenoura nós até a salteados com um pouco de óleo bio é No final temperamos com molho de soja (puro), não o molho de soja vendido cheio de Química.. .

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Olá.
    Gostava dum esclarecimento de alguém se possível.
    No calendário agrário aparecem duas datas para as plantações dos produtos. Que quer isso dizer?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia gostava de saber como se trata ou previne o dito rabo de raposa nas favas

    ResponderEliminar
  9. Para obter uma boa colheita de favas plante de 50 a 50cm cada fava e os regos 70cm entre si.

    ResponderEliminar
  10. Para obter uma boa colheita de favas plante de 50 a 50cm cada fava e os regos 70cm entre si.

    ResponderEliminar
  11. No meu quintal não nasce nada. Aos anos que não produz nada. Dizem que para dar tenho que plantar. Será esse o ploblema?

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de saber c posso plantar favas pelo menos 2 vezes ao ano!

    ResponderEliminar
  13. Muito bem, vou tentar fazer a plantação do meu faval. Espero estar à altura. Obrigado.

    ResponderEliminar