Plantar Ervilhas


A ervilha é uma leguminosa anual com um ciclo de vida de um ano. Adaptada ao tempo frio pode ser plantada durante o Inverno e o inicio da Primavera. São consumidas as sementes bem como as vagens durante uma fase inicial de maturação. Excelente planta para adubação verde.



Latim: Pisum sativum
Inglês: Peas

Plantar Ervilhas

Esquema para plantar ervilhas
As ervilhas são semeadas no local definitivo entre Dezembro e Fevereiro. Semeiam-se  em regos a dois dedos de profundidade muito juntinhas dois dedos entre sementes e dois palmos entre filas. Quando as sementes de ervilhas começam a germinar é altura de começar a preparar o sistema de suporte. Normalmente usam-se estavas e fios de modo a permitir que a ervilha trepe e segure.

Tipos de ervilhas

Existem dois tipos de ervilhas que normalmente são plantadas na horta:

Esquerda: Ervilhas do bacalhau ligeiramente côncavas (ervilhas de quebrar)
Direita: Ervilhas do arroz perfeitamente lisas (ervilhas de debulhar)
Ervilha do arroz (ervilha de debulhar): Espécie de ervilha onde se aproveitam apenas as ervilhas pois a vagem é muito dura. A ervilha é perfeitamente redonda.

Ervilha do bacalhau (ervilha de quebrar): Aproveita-se inicialmente a vagem enquanto está tenrinha e mais tarde as ervilhas que normalmente são mais pequenas. A ervilha é ligeiramente encorrilhada.

Estacar Ervilhas

Estacamento com ramos secos
As ervilhas possuem órgãos especializados que permitem fixar a outras plantas ou a estacas. Sem o devido estacamento a planta cresce pelo chão, apodrecendo as vagens e privando a planta da exposição solar.
O estacamento pode ser feito colocando ramos secos espetados no chão junto das plantas ou criando um suporte com estacas e fios ou ainda usando rede plástica que pode ser comprada em qualquer drogaria ou "aproveitada" de obras na beira da estrada.

Colher Ervilhas

As ervilhas do bacalhau devem ser colhidas e consumidas ainda em vagem antes das ervilhas se formarem totalmente. As ervilhas do arroz devem ser colhidas assim que atingirem um tamanho razoavel (mais ou menos a unha do dedo mendinho) e antes de começarem a ficar duras. Caso não sejam logo consumidas devem ser congeladas pois continuam a endurecer mesmo depois de colhidas.

Adubo Verde

As ervilhas, assim como muitas leguminosas têm a capacidade de captar azoto do ar e fixa-lo no solo sendo por isso uma planta valiosa na agricultura biológica. Após a colheita a planta deve ser enterrada para aproveitar também o azoto presente na planta. Para além desta capacidade, as ervilheiras conseguem também, graças às suas raízes profundas captar nutrientes das camadas mais fundas da terra que de outra forma se perderiam.

Sementes de Ervilhas

Sementes de ervilha
Para obter sementes de ervilhas deixe a planta secar totalmente antes de colher as ervilhas como se faz com as favas. As sementes compradas são coradas com um pó secante vermelho ou azul que ajuda a preservar a semente, no entanto pode acondicionar as sementes de ervilhas secas num frasco num local seco, fresco e escuro. As sementes de ervilha mantêm o poder germinativo durante um ano.

Conservar Ervilhas


As ervilhas de debulhar podem ser congeladas depois de debulhadas, as ervilhas de quebrar não se conservam bem guarde no frigorífico e consuma antes que comecem a murchar.





9 comentários:

  1. estou a gostar das vossas dicas são bastante esclarecedoras.

    ResponderEliminar
  2. Adorei estou a aprender muito com o vosso saite ...

    ResponderEliminar
  3. Eu plantei dois pés de ervilhas de grãos e hoje acabei de colher todas as vagens que por sinal me foi bem satisfatória e estava a procura de saber se vai haver mais floração ou não e aqui foi onde mais me aproximei da resposta, disse que após a colheita é bom enterrar a planta...Então eu posso já estar arrancando e enterrando?...Só floresce uma vez?

    ResponderEliminar
  4. Eu queria saber a altura máxima no Guines?

    ResponderEliminar
  5. As ervilhas devem ficar de molho antes de semear? Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. As ervilhas devem ficar de molho antes de semear?

    ResponderEliminar