Plantar Cebolas

Plantar Cebolas

A cebola é um ingrediente fundamental de quase todos os pratos da cozinha Portuguesa. Como tal é plantada em todas as hortas do Norte ao sul de Portugal.
O seu cultivo desde a semente é bastante simples e corriqueiro e não requer cuidados excepcionais já que facilmente se adapta a qualquer tipo de horta.
Existem muitas espécies de cebolas actualmente disponíveis em qualquer super-mercado desde brancas a vermelhas, chalotas e muitas outras. O processo de plantação é semelhante para todas as espécies de cebolas.

Plantar Tomates


Plantar Tomates

O tomate é um fruto originário do continente sul-Americano. Foi introduzido na Europa pelos Espanhóis como uma curiosidade e pela beleza dos frutos já que se desconhecia todo o seu potencial gastronómico. Devido aos frutos grandes e vermelhos pensava-se mesmo que seriam venenosos, é conhecido o caso de um Inglês que juntava multidões nas feiras para o verem a comer tomates como se trata-se de uma verdadeira façanha.
Apesar de ser um fruto é usado na cozinha como um vegetal e por isso está arquivado nesta categoria aqui no blog.

Plantar Alface


Plantar Alface

A alface é o principal constituinte de uma boa salada, como tal, é um dos vegetais mais importantes na dieta mediterrânea. Plantar alface é muito simples e por ser uma cultura de inverno resiste bem ao tempo frio. Pode ser plantada 2 vezes por ano. A alface cultivada no Inverno tem tendência a ser mais saborosa pois o frio e a falta de luz concentram os açucares na planta. Existem muitas variedades de alface disponíveis no mercado, as mais comuns são a alface galega ou a frisada, normalmente encontrada em qualquer horta, a alface romana com um caule muito estaladiço é a alface usada nos hambúrgueres do McDonald e a alface lisa, com uma folha muito carnuda é normalmente encontrada nos supermercados durante todo o ano pois é muito usada em culturas de estufa.

Plantar Couves de Bruxelas




A couve de bruxelas é extremamente fácil de plantar e não requer praticamente nenhum tipo de cuidados. Muito resistente e de alta produção é uma fonte excelente de vitaminas C, K e ácido fólico, muito saborosa e apresenta um valor calórico baixíssimo.
As primeiras couves de bruxelas de que há registo tiveram origem em Itália durante os tempos romanos, sendo por volta de 1200 produzidas em grande escala na zona da Bélgica, daí o seu nome.