Plantar Pimentos Padrão

Plantar Pimentos Padrão

Pimento de Padron


A planta do pimento é originária do perú e foi trazida para a europa por Cristovão Colombo. Actualmente existem muitas variedades de pimentos desde malaguetas, pimentos padron e os tradicionais pimentos verdes vermelhos e amarelos. A variedade de pimento padron é de facto uma variante dos pimentos verdes e deve o seu nome à vila de Padrón na Galicia (Espanha), onde é tradicionalmente servida nas tabernas como tapas para acompanhar a cerveja. Não existem grandes diferenças na forma de plantar os vários tipos de pimentos ou nos cuidados a ter, já que se tratam de plantas muito resistentes e só em casos extremos é que não irá obter uma boa produção.

Plantar Morangos

Plantar Morangos

Existe uma enorme diferença de sabor entre os morangos plantados em casa e os comprados no supermercado. Normalmente o tamanho é mais pequeno mas o sabor compensa largamente e é tão fácil manter uma produção de morangos em casa. Mesmo que não tenha uma quintal grande, o morangueiro adapta-se bem aos vasos ou cestos suspensos.
O morango Fragaria, sp. é o fruto do morangueiro, uma planta de renovação anual, pertencente à família da Rosáceas. Botanicamente, é considerado o fruto do morango as pequenas pevides que crescem no exterior da parte vermelha carnuda.
As muitas variedades da planta do morangueiro conforme a conhecemos hoje são fruto de um melhoramento genético da planta originária do continente sul-Americano.

Ao cultivar morangos é importante ter em atenção que existem duas variedades que são plantadas em épocas diferentes...

Plantar Malaguetas

Plantar Malaguetas

As Malaguetas são frutos da família do tomate e da batata e são usadas como um vegetal na confecção de molhos ou de pratos salgados. Destinguem-se sobretudo por ser extremamente picantes devido à presença de um químico chamado capseína. Existem várias espécies de malaguetas que se diferenciam pela cor, formato e nível de picante. A quantidade de picante presente nas malaguetas pode ser avaliada usando a escala de Scoville. Esta escala situa a tradicional malagueta Portuguesa mais ou menos a meio, um pouco depois encontramos o tabasco e no fim da lista está uma malagueta indiana chamada Bhut Jolokia ou ghost pepper, a malgueta mais picante do mundo.

Plantar Melão

Plantar Melao

Embora conhecido como um fruto, o Melão é uma hortaliça da mesma família que o pepino e a abobora. Existem muitas variedades de melão actualmente mas todas se plantam da mesma forma.

O Melão é rico em vitaminas A e C, potássio e fosforo. Existem alguns benefícios para a saúde como diurético e laxante mas são extremamente reduzidos e será necessário consumir uma quantidade enorme de melão para surtir qualquer efeito...

O melão requer clima quente com muita luminosidade, solo bem drenado e solto. Não responde bem a geadas e ao frio...

Preparar Terra para Sementeira

Terra para Semear

Preparar terra de boa qualidade para semear é muito simples e económico. Não há nenhuma necessidade de gastar dinheiro a comprar sacos de terra pronta a semear no horto ou no supermercado.

O que é necessário:
  • Terra de boa qualidade (quanto mais escura melhor).
  • Musgo ou bolinhas de esferovite (o musgo é melhor)
  • Areia.

Estes componentes são fáceis de conseguir e com sorte até já tem tudo o que é necessário em casa.

Esterilizar terra para sementeiras

Esterilizar Terra para semear

Esterilizar a terra para as sementeiras previne complicações que poderão por em causa todo o processo de crescimento da planta. Ao esterilizar a terra estamos a matar insectos nocivos e sementes de ervas daninhas mantendo todas as bactérias boas e necessárias para o desenvolvimento da raiz da planta.

Plantar Physalis - Fisalis

Plantar Physalis - Fisalis

O Physalis é um fruto originário da América do Sul sendo muito cultivado na Colômbia e Bolívia. É uma planta herbácea subsepontanea e resiste bem a pragas e doenças sendo por isso ideal na agricultura biológica.
Em Portugal é frequente encontrar Physalis na beira das estradas do Açores e Madeira sendo mais rara no continente. Também conhecido nas ilhas por Tomate lagartixa, tomate barrela e tomate capucho.